Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Site permite verificar identidade de pesquisadores do IBGE

Editoria: IBGE

19/10/2017 09h00 | Atualizado em 03/11/2017 10h43

É comum as pessoas sentirem receio em receber pesquisadores em sua casa ou estabelecimento. Pensando nisso, o IBGE criou o portal “Respondendo ao IBGE”. A página permite que qualquer pessoa comprove a autenticidade dos agentes por meio do nome ou do número do RG, do CPF ou da matrícula, expostos no crachá do pesquisador.

A página nasceu do projeto interno “Oficina de Relações com o Informante”, que visa sensibilizar os brasileiros sobre a importância do IBGE no conhecimento da realidade do país. Além de consultar a identidade dos agentes, é possível conhecer os tipos de pesquisas aplicadas pelo instituto e esclarecer dúvidas sobre as entrevistas e a política de proteção de dados.

Para o servidor do IBGE, Alex Waghabi, idealizador do projeto, o principal propósito da página é garantir a segurança e a privacidade dos informantes. “A plataforma explica porque aquele cidadão ou estabelecimento foi sorteado para participar da pesquisa e garante que as informações passadas ao IBGE estão sob o sigilo estatístico”, destaca.

#PraCegoVer imagem do site
Site Respondendo ao IBGE

Lançado no início deste ano, o “Respondendo” já conta com uma média de dois mil acessos mensais. Segundo a servidora do IBGE, Renata Correa, que coordenou a campanha de divulgação da página, a ideia foi mostrar ao cidadão, por meio de anúncios nas mídias sociais e na revista institucional, que o IBGE está sempre em campo. “Procuramos, na campanha, ampliar a compreensão do brasileiro sobre o papel do instituto e a importância da participação do cidadão nesse trabalho”, descreve.

A consulta da identidade do pesquisador pode ser feita pelo endereço https://respondendo.ibge.gov.br/ e também por meio do telefone 0800 721 8181 (apenas por telefone fixo ou público).

Minuto IBGE: Respondendo



Texto: João Neto
Foto e arte: Pedro Vidal