Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE começa a divulgar os módulos temáticos da PNAD Contínua

17/10/2017 15h17 | Atualizado em 19/10/2017 10h15

O IBGE lança amanhã (18 de outubro) a publicação Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2012-2016, primeiro módulo temático da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC).

O levantamento traz informações detalhadas sobre associação a sindicato, turno de trabalho, cooperativa de trabalho ou produção, registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e tamanho do empreendimento, com dados desagregados por sexo e Grandes Regiões.

“A PNADC hoje tem dois grandes objetivos: ser uma pesquisa conjuntural de força de trabalho e também de produzir módulos temáticos com informações estruturais”, explica o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo. “Hoje, trabalhamos com o mesmo conceito em todas as pesquisas, alinhados às recomendações internacionais”, diz o coordenador.


O esforço também tem como alvo aumentar a representatividade da pesquisa, com um maior número de localidades investigadas, ampliando a qualidade do dado produzido. A antiga Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, por exemplo, ficava restrita a seis regiões metropolitanas (Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), em 145 municípios. Já na antiga PNAD, eram visitados 140 mil domicílios por ano, em cerca de 1.100 municípios. Hoje, a PNADC coleta dados de 70 mil domicílios por mês, ou 211 mil por trimestre, espalhados por quase 3.500 municípios.

Até dezembro de 2017, o IBGE vai divulgar mais três módulos temáticos a PNADC, sobre rendimentos, trabalho infantil e educação. Outros temas, como empreendedorismo e a utilização de automóveis nos domicílios, também estão sendo avaliados e devem ganhar módulos próprios.

“A PNADC é uma das mais importantes pesquisas do Brasil, e a primeira a dar informações nacionais do mercado de trabalho”, avalia o coordenador. No vídeo a seguir, Cimar Azeredo fala mais sobre essa nova fase de divulgação da pesquisa:

Texto: Rodrigo Paradella
Imagem: Acervo IBGE
Vídeo: Licia Rubinstein, Mônica Marli, Pedro Vidal e Juney Freire (estagiário)