Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança portal mais leve e amigável

Editoria: IBGE | João Neto e Karina Meirelles (estagiária)

05/10/2017 09h00 | Atualizado em 07/10/2019 11h52

O portal oficial do IBGE está de cara nova. Lançado há 20 anos, essa é a primeira vez que passa por uma reformulação completa de design e conteúdo. Contando com mais de 15 profissionais de tecnologia em sua implementação, a nova versão entrou no ar na última quinta-feira, 23 de setembro, e levou seis meses para ficar pronta.

De acordo com o gerente de Serviços Online do IBGE, Ian Nunes, que coordenou o projeto, a principal preocupação da equipe foi dispor as informações no portal de forma que fizesse maior sentido ao usuário. “Buscamos garantir que todas as páginas das pesquisas do IBGE, como o IPCA e a PNAD, tivessem a mesma estrutura de conteúdo”, aponta.

No novo portal, as páginas e ferramentas mais acessadas ganharam destaque. "A ideia é que o usuário consiga encontrar o que precisa sem cliques desnecessários", ressalta Ian. Agora, diretamente na homepage, o usuário pode, facilmente, consultar o total de habitantes das cidades brasileiras, visitar a página dos mapas produzidos pelo IBGE e verificar os últimos resultados de pesquisas como o PIB, por exemplo.

Outra novidade está na divisão do conteúdo. Todas as pesquisas produzidas pelo IBGE foram reunidas no menu superior “estatística”, subdividido em “sociais”, “econômicas” e “multidomínio”, onde estão as pesquisas mais temáticas e pontuais. Já no menu superior “nossos sites”, o usuário poderá encontrar todos os subsites pertencentes ao portal do IBGE. “Procuramos tornar o conteúdo menos técnico e mais compreensível ao cidadão comum”, destaca Tarsus Pinheiro, um dos designers da equipe.

Linha do tempo: histórico dos portais do IBGE

 

Novo site segue padrões internacionais de navegação

O novo site está hospedado em uma plataforma totalmente gerenciável e obedece normas internacionais de navegação. Segundo Hugo Setta, designer da equipe, isso vai facilitar, inclusive, o trabalho interno de divulgação das pesquisas porque as páginas serão agregadas em um único banco de dados, garantindo assim mais organização e coerência.

De acordo com Ian, parte do site também é acessível a deficientes visuais e auditivos e em breve esse conteúdo será ampliado. Ele explica, também, que na concepção do portal houve foco na redução de tamanho das páginas para garantir menor uso de banda de internet. A versão em inglês do site, que já existia no portal antigo, também será transferida para a nova página.

O portal oficial do IBGE agrega atualmente 36 subsites. Só em setembro desse ano, as páginas totalizaram mais de oito milhões de acessos. A nova versão pode ser acessada no endereço www.ibge.gov.br. A versão antiga, no entanto, continuará temporariamente disponível. O usuário poderá acessá-la clicando no link “portal ibge antigo” no topo superior direito do novo site.