Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Indústria acumula quarto resultado positivo

05/09/2017 09h00 | Atualizado em 05/09/2017 09h00

A produção industrial nacional registrou o quarto mês consecutivo de crescimento em julho, com um índice de 0,8%, segundo a pesquisa de Produção Industrial Mensal, divulgada hoje pelo IBGE. A principal influência positiva foi registrada pelo setor de produtos alimentícios (2,2%), com o aumento da produção de açúcar, favorecida pelo clima seco na maior parte da região Centro-Sul. O maior processamento da safra de cana-de-açúcar também impulsionou a produção de álcool, com impacto no setor de derivados de petróleo e biocombustíveis.

Segundo André Macedo, gerente da pesquisa, a indústria vive um quadro de maior ritmo produtivo: “Ainda que o comportamento positivo não recupere as perdas dos últimos dois anos, conseguimos enxergar uma trajetória ascendente”.

Macedo também destaca o aspecto disseminado do crescimento, já que as quatro categorias econômicas da indústria (bens de capital, bens intermediários, bens de consumo duráveis e bens de consumo semi e não-duráveis) apresentaram taxas positivas.  O pesquisador alerta, contudo, para a base de comparação, que ainda é baixa, tendo em vista a queda de 8,4% no período janeiro-julho de 2016. “Apesar da melhora recente, a indústria ainda é um campo a ser recuperado”.

Texto: Marília Loschi
Gráfico: Helga Szpiz
Foto: Pixabay