Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Cooperativas incentivam produtores a responder o Censo Agro

Editoria: IBGE

24/08/2017 16h58 | Atualizado em 24/01/2019 11h06

O diretor Executivo do IBGE, Fernando Abrantes, assinou, nesta quinta-feira (24 de agosto), termo de compromisso entre IBGE e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), visando implementar ações conjuntas para divulgar o Censo Agro 2017. O objetivo é incentivar os produtores rurais a receberem os recenseadores, a partir do início da coleta, em 1º de outubro, e fomentar o uso das informações do IBGE, após a divulgação dos resultados do Censo. O acordo foi assinado durante o 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, realizado, entre 23 e 25 de agosto, em Curitiba.

A parceria com a OCB significa importante ação de aproximação do IBGE com os informantes e usuários, pois a entidade congrega nacionalmente mais de 1.500 cooperativas agropecuárias associadas. A parceria entre IBGE e OCB será detalhada em reunião, no dia 29 de agosto, em Brasília, com o desenho de um plano de trabalho futuro.

Representaram o IBGE no encontro, o gerente nacional do Censo Agro, Antônio Florido, o assessor da Coordenação Operacional dos  Censos, David Montero, e o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Paraná, Sinval Dias. A OCB foi representada por seu presidente, Márcio Freitas, que destacou “a importância do Censo Agro como subsídio ao planejamento do agronegócio brasileiro”.

Durante o evento, que reuniu autoridades, especialistas, produtores rurais e entidades como a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), Organização da Cooperativas do Estado (OCEPAR), Federação da Agricultura (FAEP) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAEP), houve distribuição de materiais de divulgação do Censo Agro.

Texto: Adriana Saraiva (colaborou: David Montero)

Imagem: David Montero