Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Estagiários contribuem para a produção estatística e de geociências

Editoria: IBGE

18/08/2017 09h00 | Atualizado em 25/09/2017 15h11

Proporcionar ao estudante participar de atividades de aprendizagem social, profissional e cultural em situações reais de vida e trabalho é o que está previsto no Decreto nº 87.497, de 18 de agosto de 1982, que deu origem ao dia do estagiário. No IBGE, 611 estagiários, sendo 70% de nível superior e 30% de nível médio, atuam em áreas como geografia, estatística, administração, pedagogia, história, engenharia, economia, comunicação e análise de sistemas, contribuindo com a produção de informações estatísticas e geográficas.

A Diretoria Executiva do Instituto concentra o maior número de estagiários (110), seguida pelas Diretorias de Geociências (71) e Informática (42). A distribuição por região mostra que 59,2% desses estudantes estagiam na região Sudeste, 18,3% no Nordeste, 10,8% no Centro-Oeste, 9,6% no Norte e 2,1% no Sul. Entre as unidades da federação, o Distrito Federal ( 33), Bahia (19) e Rio de Janeiro (18) também possuem os maiores quantitativos de estagiários.

A supervisora de estágios do IBGE, Andréa Rodrigues, ressalta que o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação do estudante para o mercado de trabalho. “A oportunidade de ter estagiários em nosso corpo funcional é proveitosa tanto para o estudante como para os servidores do IBGE, pois o estágio é um período em que o estudante pode contribuir com as rotinas de trabalho, enquanto desenvolve competências técnicas e comportamentais necessárias ao desempenho da sua futura profissão”, afirmou.

Vitor Gabriel Rodrigues, que está cursando o 2º ano do ensino médio, e é estagiário da Gerência de Provimento e Acompanhamento de Recursos Humanos (RH) do IBGE, destaca que o mais importante de sua passagem pelo órgão é o convívio com os servidores, o clima amistoso do ambiente de trabalho e o respeito e valorização com os quais é tratado.

Jéssica Ferreira, estagiária de Psicologia, conta que o que a motivou a se candidatar à vaga de estágio do IBGE foi o fato da instituição dispensar a experiência na área. A estagiária, que hoje trabalha no recrutamento de novos estagiários, conta, ainda, que sentiu um pouco de dificuldade no processo seletivo, em razão da timidez, mas a orientação constante dos supervisores ajudou-lhe a ganhar confiança. Para Jéssica, “é muito importante que os estudantes passem por um estágio profissional porque é nesse ambiente que eles de fato aprenderão como se comportar profissionalmente, como realizar determinados trabalhos e como proceder em situações desafiadoras”.

Segundo o coordenador de RH, Bruno Malheiros, é de fundamental importância trabalhar com estagiários de diversas áreas pois eles dão bastante apoio à execução do trabalho diário. "Nós valorizamos muito as atividades dos estagiários e oferecemos ações de capacitação, qualificação e a supervisão de um profissional da área em que eles atuam.”

Se você quiser estagiar no IBGE, mande seu currículo para estagio@ibge.gov.br.

 

O texto e imagem da notícia foram produzidos pela equipe de estagiários da Comunicação Social do IBGE: Diane Dias, Gabriel Menezes, Hilton de Souza, Juney Freire, Karina Meirelles, Marina Cardoso, Patrick Marins, Vanessa Santana, com a supervisão de Adriana Saraiva, Eduardo Peret e Helena Pontes.