Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Turismo de negócios decola em junho e eleva setor de serviços

16/08/2017 09h00 | Atualizado em 16/08/2017 09h00

As atividades de turismo se destacaram no setor de serviços em junho, influenciando o aumento de 1,3% verificado na comparação com maio. “As atividades de alojamento e transporte aéreo cresceram no mês, devido ao turismo de negócios, que costuma beneficiar especialmente São Paulo e o Distrito Federal”, explicou Roberto Saldanha, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços.

Entre as regiões, São Paulo teve a maior variação na série em junho frente a maio, das atividades turísticas, 4,0%, seguido pelo Rio Grande do Sul (3,9%) e Goiás (3,2%). Já na comparação com junho de 2016 nesse grupo, destacam-se Goiás (15,0%), Pernambuco (7,9%) e Santa Catarina (5,6%).

O pesquisador alertou, porém, que essa é uma atividade com muitos altos e baixos. “O turismo é um setor volátil, no qual os preços variam conforme a estação, as férias escolares, os feriados, os grandes eventos e outros fatores. As viagens de negócios mantêm uma estabilidade ligeiramente maior do que as de turismo, mas o setor como um todo tem amplo espectro de volume de atividades”, completou Saldanha.

 

Texto: Eduardo Peret
Gráfico: Helena Pontes
Imagem: Pixabay