Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE recebe apoio da Associação Brasileira do Agronegócio para o Censo Agro

Editoria: IBGE

07/08/2017 17h05 | Atualizado em 24/01/2019 11h06

O presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos, assinou hoje um convênio entre o Instituto e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), com o objetivo de concretizar o apoio das principais organizações e empresas de agropecuária do país às operações do Censo Agro 2017. O documento foi assinado no fim da manhã de hoje, segunda-feira, 7 de agosto, em São Paulo, durante o 16º Congresso da ABAG.

Um dos mais tradicionais e importantes encontros do setor, o congresso reuniu mais de dois mil participantes, entre produtores e dirigentes das associações de classe do meio rural. Mais de uma centena de jornalistas de todo o país se credenciaram para cobrir o evento.

Após assinar o convênio, juntamente com o presidente da ABAG, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o presidente do IBGE reforçou junto aos empresários a necessidade de se ter acesso aos registros administrativos do país. “Lembro aqui que cada um dos senhores recebe a visita da receita federal e, meses depois, são procurados pelo IBGE, que lhes pergunta exatamente a mesma coisa. São duas bases de dados do governo que não se falam”.

Na coletiva que se seguiu à assinatura do convênio, Roberto Olinto lembrou que a cooperação entre a sociedade e os institutos oficiais de estatísticas é uma realidade implementada em diversos países: “Não existem decisões políticas sem informação. Mas a produção desses dados deve ser ampliada, contando com a participação de um sistema cada vez mais amplo de informantes”, concluiu.

Para reforçar a importância do Censo Agro, o IBGE lançou, na última sexta-feira (04/08), um site temático, que reúne as principais informações sobre a pesquisa. Clique aqui para acessar.

Leia também:

IBGE anuncia o Censo Agropecuário 2017Organizações do setor agropecuário apoiam Censo Agro 2017

Texto e imagem: Luiz Bello