Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Moradores de Magé participam de teste da PNAD Contínua

Editoria: IBGE

17/07/2017 09h28 | Atualizado em 13/10/2017 14h22

O questionário da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua foi testado na prática com uma parcela da população da zona rural de Magé, município do estado do Rio de Janeiro, na semana passada. Na ocasião, os técnicos do IBGE identificaram oportunidades de melhoria e de aprimoramento na execução da pesquisa, que possibilitarão a otimização do tempo de preenchimento do questionário e o ajuste de algumas perguntas.

A supervisora de equipe da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, Marcia Vargas, afirma que essa iniciativa é importante para que as dificuldades encontradas no campo sejam contempladas durante a etapa de planejamento das questões: “O objetivo principal do trabalho é dar uma visão de todo o processo da PNAD Contínua aos técnicos responsáveis pela elaboração e pela atualização do questionário. Dessa forma, é possível realizar uma investigação mais condizente com a realidade da população”.

O teste contribuiu também para reforçar junto à população local o comprometimento do IBGE com a confidencialidade e com a proteção dos dados individualizados fornecidos à instituição. Uma das entrevistadas nessa etapa foi Margarida Virgínia da Silva, a D. Guida, de 69 anos, que cuida de sua lavoura há quase 48 anos. Segundo ela, não há motivos para que as pessoas tenham receio de compartilhar suas informações. “Eu sempre respondo. Sei que cada um dos agentes de coleta faz a sua parte”, conta D. Guida.


Texto:
Pedro Renaux 
Foto: Irene Gomes