Páscoa impulsiona vendas no varejo em abril
13/06/2017 09h00 | Atualizado em 29/06/2017 14h16
Em abril de 2017, as vendas no varejo apresentaram avanço de 1,0% na comparação com março. A melhora ocorre após duas quedas consecutivas (fevereiro e março), período em que o varejo acumulou 1,6% de queda. “Esse avanço de 1,0% não elimina a queda passada, permanecendo o varejo em situação estável e em um patamar distante do pico histórico de 9,9%, registrado em novembro de 2014”, explica Isabella Nunes Pereira, gerente de Análise de Dados da Pesquisa Mensal de Comércio.
Quando se considera a comparação com abril de 2016, a taxa de crescimento do varejo (1,9%) interrompe 24 meses de queda. De acordo com Isabella, é um resultado positivo que deve ser observado a luz das particularidades do mês de abril deste ano, no qual incidiu o feriado da Páscoa.
“As vendas da Páscoa ficaram concentradas em abril, o que deu um impacto positivo no mês. O setor que mais sente as vendas da Páscoa é o de supermercados, principalmente por conta da venda de ovos, barras e bombons de chocolate”. Ainda segundo a gerente, o feriado também impulsiona a venda de alimentos (tomate, azeite e pescado, por exemplo) para a preparação das festividades em família.
Impacto da inflação
A redução do ritmo de crescimento da inflação, que ficou em 0,14% em abril, também contribuiu para o aumento das vendas. “Houve uma recomposição da renda real do trabalhador, mesmo com a ocupação em queda. Isso mantém a massa de rendimento real estável”, explica Isabela.
Um outro fator que pode ter impactado nas vendas foi o saque das contas inativas do FGTS, que vigorou de 10 de março a 02 de maio.
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(atualizada em 13/06/2017 15:00)
Texto: Marcelo Benedicto
Vídeo: Licia Rubinstein