Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Agência IBGE Notícias produz conteúdo multimídia e aproxima IBGE da sociedade

Editoria: IBGE

25/05/2017 11h37 | Atualizado em 29/05/2017 15h14

O IBGE lançará, na próxima segunda-feira (29 de maio), a Agência IBGE Notícias, que produzirá e distribuirá diretamente para os públicos do IBGE conteúdo multimídia - notícias, audiovisuais, impressos, a partir da rica e diversificada produção do Instituto em estatísticas e geociências. A Agência pode ser acessada em agenciadenoticias.ibge.gov.br.

Com o slogan “A notícia de quem produz a informação”, a agência reúne uma equipe multidisciplinar de jornalistas, designers e fotógrafos, que produzirão conteúdo a partir dos núcleos de Jornalismo Digital, Imagem e Design, Audiovisual, Revista, Mídias Sociais e Imprensa. A Agência terá o desafio de traduzir as classificações estatísticas, facilitando a compreensão do público, e poderá também, abordar aspectos importantes da coleta de dados e sobre metodologia de pesquisa.

Além de favorecer a comunicação das informações estatísticas e geocientíficas diretamente para os públicos, os produtos multimídia da Agência serão distribuídos para a mídia regional, que geralmente não tem acesso às entrevistas coletivas com os técnicos, realizadas no Rio de Janeiro, fortalecendo a comunicação regional. Isso será feito por meio de acordos de cooperação com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e com Associações de Jornalismo Regional.

Desde o fim da década de 90, as informações produzidas no IBGE são disseminadas, prioritariamente, por dois canais principais: o Portal ibge.gov.br e os veículos de comunicação. A Agência IBGE é um aperfeiçoamento da comunicação das estatísticas públicas e geociências, visando o cumprimento da missão institucional – Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania.

Além disso, representa um grande salto na direção da democratização da comunicação das estatísticas públicas e do exercício da cidadania. Por meio da comunicação pública, a sociedade exercita a cidadania, já que sem participação ou com participação restrita, não há prática cidadã. Como os demais projetos e ações de comunicação do IBGE, a produção da Agência IBGE Notícias observará a Política de Comunicação Integrada da instituição.