Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE abre inscrições para pós-graduação a partir de 20 de agosto

Editoria: IBGE

17/08/2018 15h30 | Atualizado em 17/09/2018 10h50

Há 24 vagas para Mestrado e 10 para Doutorado, com a possibilidade de obtenção de bolsas da Capes e do IBGE. As inscrições vão até 5 de outubro.

A partir desta segunda-feira, 20 de agosto, até 5 de outubro, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE abre inscrições para o processo seletivo do seu Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas. São oferecidas até 24 vagas para o Mestrado e até 10 vagas para o Doutorado, contando com bolsas de estudo da CAPES e do IBGE.

A seleção de bolsistas é feita pela ordem de classificação no processo seletivo. As bolsas podem ser concedidas por até 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado, aos alunos que se dedicarem em tempo integral ao curso e não possuírem remuneração por vínculo empregatício, aposentadoria ou pensões.

As provas escritas serão em 15 de outubro e as entrevistas em 3 e 4 de dezembro. O resultado final será publicado em 10 de dezembro. Tanto o mestrado quanto o doutorado da ENCE têm nota quatro no sistema de avaliação da CAPES.

Pós-graduação da ENCE completa 20 anos

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE foi fundada em 1953 e é a primeira escola de Estatística do país. Seu bacharelado em Estatística é o mais antigo em funcionamento no Brasil. Desde 1984, a ENCE oferece cursos de Pós-Graduação lato sensu. Em 1998, foi criado o Mestrado Acadêmico, stricto sensu, em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.

A partir de 2014, o programa mudou sua denominação para Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, alinhado com a aprovação, pela CAPES, para a criação do curso de doutorado de mesmo nome, com sua primeira turma iniciada em março de 2015.

O programa de pós-graduação da ENCE tem duas linhas de pesquisa: População, Território e Condições de Vida, que estuda a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais; e Produção de Estatísticas Públicas, que estuda o planejamento e à condução de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas sobre a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população.

Inscrições podem ser feitas via Sedex

As provas escritas da 1ª e 2ª fases e as entrevistas orais do processo de seleção serão realizadas na sede da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), na Rua André Cavalcanti, 106, Bairro de Fátima, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20.231-050.

Também serão aceitas inscrições por Sedex mas, nesse caso, o prazo final para a postagem é dia 3 de outubro. Os candidatos que optarem por se inscrever desta forma devem enviar um e-mail para secretaria.cpgence@ibge.gov.br informando a data da postagem. O edital do processo seletivo pode ser consultado aqui.