Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2020: 52 cidades participam de teste de coleta pela internet

Editoria: IBGE

21/05/2018 09h00 | Atualizado em 21/05/2018 11h11

O IBGE realiza, a partir de hoje o primeiro teste de coleta de informações pela internet para o Censo Demográfico 2020. O ensaio ocorrerá em 52 municípios do país, espalhados pelas cinco grandes regiões, incluindo parte dos domicílios de todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes, além de Curitibanos (SC), Cravinhos (SP) e Baturité (CE). No Censo 2010, o recurso foi usado apenas como alternativa à entrevista presencial, em ocasiões em que ela não foi possível.

O objetivo principal do teste é avaliar o autopreenchimento do questionário e comparar com a coleta presencial. Também é importante testar diferentes formas de divulgação da coleta nas cidades, assim como avaliar a eficácia da entrega dos e-tickets (códigos de acesso aos questionários) via Correios.

A adoção da internet como forma de coleta para pesquisas demográficas tem crescido no mundo inteiro e é um ponto que vem sendo discutido amplamente para o Censo 2020.

A introdução em larga escala da coleta via internet é uma das alternativas que podem ser usadas no Censo 2020, sendo esta a primeira avaliação da viabilidade desse projeto. O teste permite monitorar a qualidade dos dados que serão obtidos neste novo formato, além do esforço logístico que envolve a operação.

Embora o questionário seja idêntico em todos os locais, o teste não será executado igualmente em todas as áreas. Serão três grupos (A, B e C), divididos de acordo com suas características demográficas. A forma de divulgação e de acesso aos questionários (e-ticket via Correios, agente de pesquisas ou acesso liberado) será diferente em cada um dos grupamentos. Eles se dividem da seguinte forma:

Grupo A: cerca de 10 mil domicílios espalhados por 49 municípios (capitais e demais municípios com mais de 500 mil habitantes)

Grupo B: cerca de três mil domicílios de três municípios (9 mil, ao todo): Rio Branco (AC), Juiz de Fora (MG) e Goiânia (GO) (também fazem parte do A)

Grupo C: todos os domicílios de Curitibanos (SC), Cravinhos (SP) e Baturité (CE)

Onde houver a utilização de e-tickets (grupos A e B), a entrega dos códigos será feita até 27 de maio. Já os moradores de municípios do grupo C foram orientados a acessar o teste via portal do IBGE. Os questionários, porém, somente estão disponíveis para acesso de hoje até o dia 3 de junho.