Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE calcula nova altitude do Monte Roraima

Medições mais precisas, feitas com auxílio do GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global), em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), revelaram que o sétimo ponto mais alto do país é 5,24 metros menor do que se acreditava.

Editoria: Geociências

29/07/2005 09h31 | Atualizado em 19/03/2018 14h39

        (Atualizado em 29/07/2005 às 16:36)

Medições mais precisas, feitas com auxílio do GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global), em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), revelaram que o sétimo ponto mais alto do país é 5,24 metros menor do que se acreditava. A campanha, realizada entre 24 e 26 de junho deste ano, foi a quarta e última expedição do Projeto Pontos Culminantes, que já atualizou as alturas de outros seis picos brasileiros. Veja abaixo a lista de altitudes antigas e novas.



Medir com precisão as montanhas mais altas do país é um projeto antigo e audacioso, que proporciona a atualização dos dados cartográficos em todo o território brasileiro, cuja descrição o mais precisa possível é uma das principais missões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As expedições começaram em 2004 e já tiveram resultados divulgados em setembro e dezembro daquele ano. Depois da campanha do Monte Roraima, não há previsão de novas idas a campo.

Monte Roraima é marco da fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana

O Monte Roraima é um imenso platô que surge no meio da floresta amazônica. Ele marca a tríplice fronteira, se estendendo pelos territórios venezuelano - onde está sua maior porção-, guianense e brasileiro - onde ficam 15% de sua área total e onde foi realizada a medição do pico mais alto. Segundo a lenda dos índios caribés, o monte é a morada do deus Macunaíma. Para proteger a região do pico, foi criado em 1989 o Parque Nacional do Monte Roraima.

No final do século 19, o botânico inglês Everard Im Thurn atingiu o topo do Roraima pela primeira vez. O relato da viagem teria servido de inspiração para o escritor Arthur Conan Doyle (criador do Sherlock Holmes) escrever o livro "O Mundo Perdido".