Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança Atlas para crianças de 6 a 10 anos

O "Meu 1º Atlas" vai ensinar aos pequenos leitores os conceitos, elementos e métodos envolvidos na elaboração dos mapas, para que eles possam entender as representações cartográficas e descobrir que, além de um mundo de informações...

Editoria: Geociências

05/05/2005 09h31 | Atualizado em 28/05/2019 10h49

O "Meu 1º Atlas" vai ensinar aos pequenos leitores os conceitos, elementos e métodos envolvidos na elaboração dos mapas, para que eles possam entender as representações cartográficas e descobrir que, além de um mundo de informações, um atlas pode ser também muito divertido. Enquanto não é lançada oficialmente, o que deve ocorrer na Bienal do Livro do Rio, a publicação pode ser adquirida na loja virtual do IBGE (www.ibge.gov.br).

Era uma vez um mapa, que pode ser pequeno ou grande; cujas linhas e símbolos marcam ferrovias, estradas, rios, montanhas, cidades, florestas, estados e países; que possibilita às pessoas que nunca foram a um lugar ter uma idéia de como ele é; mas que nem sempre é fácil de compreender, principalmente para crianças de 6 a 10 anos.

Com o intuito de ajudar esses pequenos leitores a entender as representações cartográficas, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresenta hoje o "Meu 1º Atlas". O diferencial da publicação é que ela não apenas traz os tradicionais mapas mas também busca construir, pouco a pouco, o conhecimento necessário para a "leitura" desses mapas, ou seja, alfabetizar a criança para lidar com um atlas, mostrando que, além de um mundo de informações, ele pode ser muito divertido.

Em companhia dos primos Júlia e Bebeto, a criança vai do desenho do trajeto da escola para casa até o mapa-múndi e, nesse percurso, se familiariza com os conceitos, elementos e métodos envolvidos na elaboração de um mapa. Aprende, por exemplo, o uso dos símbolos na representação cartográfica, a importância das legendas, a percepção de escalas diferenciadas, orientação pelos pontos cardeais, a função de um aparelho de GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global) e o que é aerofotogrametria.

Todas as informações são ilustradas com desenhos e acompanhadas de sugestões de atividades e dicas para professores. Estão encartados no livro uma Rosa dos Ventos, um mapa político do Brasil, um mapa de cada estado com os municípios para colorir e o "mapa da Júlia" - que a personagem desenha no início da história.

O livro é o primeiro atlas do IBGE voltado para crianças entre 6 e 10 anos, dando continuidade à linha editorial do instituto direcionada para essa faixa etária. Para ter certeza de que a publicação estava adequada ao seu público alvo, ela foi testada por crianças da terceira série do ensino fundamental do Rio de Janeiro. O pré-lançamento, hoje, reúne especialistas em cartografia infantil e representantes de órgãos públicos ligados à educação. O lançamento oficial está previsto para a 12ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que ocorre de 12 a 22 de maio. O "Meu 1º Atlas" será vendido inicialmente na loja virtual do IBGE para todo o país.