Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Diálogos Externos

IBGE realiza segundo dia de reuniões dos Diálogos Externos em Brasília

Editoria: IBGE

25/04/2024 12h49 | Atualizado em 25/04/2024 12h56

Em Brasília, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, realizou o segundo dia de encontros dos Diálogos Externos, parte do Projeto Diálogos IBGE 90 Anos, com reuniões para avanços na interlocução institucional para a cooperação técnica do Instituto com diferentes órgãos da administração pública federal.

Pela manhã, reunião com o Ministro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, para discussão de possibilidades de cooperação internacional entre o Itamaraty e o IBGE, entre elas, a contagem dos brasileiros no exterior. Na ocasião, Pochmann também apresentou ao ministro o mapa-múndi com o Brasil ao centro da projeção, parte integrante da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar. “Agradeço o recebimento do mapa, que em termos de política externa é muito importante, porque destaca os países que são membros do G20, e destaca todos os países em que temos representação diplomática, o que é muito importante para a conscientização”, afirmou Vieira.

A reunião do MRE com o IBGE foi, “foi muito importante para avançarmos no programa de contagem de brasileiros no exterior, desenvolvido pelo IBGE, ao qual estamos dando apoio com nossa estrutura de consulados e embaixadas, no total 220 unidades distribuídas pelo mundo, importante para conscientizar e motivar os brasileiros que vivem fora do Brasil a participar dessa contagem, é importante para toda a sociedade brasileira saber, conhecer e ter a ideia mais próxima de quantos brasileiros vivem no exterior”, acrescentou o ministro das Relações Exteriores.

Pochmann participou do lançamento do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam) 2024, produzido pelo Observatório Brasil da Igualdade de Gênero (OBIG), do Ministério das Mulheres. O Raseam é um documento que reúne dados descritivos e analíticos sobre a realidade socioeconômica das mulheres brasileiras a partir de 2020, tendo por base informações do IBGE e de órgãos como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Tribunal Superior Eleitoral, ministérios, entre outros órgãos.

O Raseam foi resultado da Lei 12.227 de 12 de abril de 2010, de autoria da deputada federal Luiza Erundina, que dividiu a mesa do evento com Pochmann, juntamente com a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a presidente do Ipea, Luciana Servo.

“O relatório é fundamental e estratégico, uma apresentação da realidade das mulheres do Brasil, com grande parte dos dados tendo por fonte o IBGE. Esse lançamento e parceria são importantes, porque tivemos nos últimos seis anos um apagão dos dados, e essa é uma das prioridades que voltamos a realizar e entregamos agora”, ressaltou a ministra das mulheres.

Na sequência, encontro com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e equipe, em busca de convergências para o estabelecimento de um acordo de cooperação técnica e parceria na elaboração do próximo Censo Agro.

“O IBGE é fundamental para o nosso país, para um diagnóstico sobre população, território, condições socioeconômicas, equipamentos públicos e privados, e potencialidades do país, para que possamos ter mais precisão para desenhar nossas estratégias. Vamos trabalhar para fortalecer o IBGE como um lugar de agregação dos dados públicos, e para a atualização do Censo Agropecuário brasileiro”, afirmou Teixeira.

Encerrando a jornada, reunião com o presidente a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jorge Viana, para o estabelecimento de parcerias na realização de pesquisas e estudos que possam subsidiar a política de comércio exterior brasileira. “Agradeço o recebimento do mapa e a reunião, e esperamos trabalhar para um acordo de cooperação que possa subsidiar o avanço das exportações e do desenvolvimento comercial do Brasil”, ressaltou Viana.