Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Agenda IBGE

Já está disponível a Agenda IBGE de 15 a 21 de abril

Editoria: IBGE

15/04/2024 09h00 | Atualizado em 15/04/2024 09h00

Agenda IBGE traz a programação do instituto para a semana - Foto: Bel Corção/Brasil com S

Divulgada hoje (15), às 9h, a Agenda IBGE traz as programações do Instituto para esta semana. A edição disponibilizada contempla os dias 15 a 21 de abril e traz as divulgações, as reuniões internas e externas, as atividades e compromissos da Presidência, das Diretorias e Assessorias do IBGE, das Superintendências Estaduais e da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE).

Desde janeiro, o IBGE disponibiliza a agenda semanal do Instituto todas as segundas-feiras. Confira a programação completa do IBGE no canal informativo Agenda IBGE.

Presidência

Na segunda-feira (dia 15), às 14h, a Presidência participa da 31ª Reunião do Subcomitê de Integração Regional Sul-Americano. Na terça-feira (dia 16), às 9h, participa da Conferência Livre preparatória para 5ª Conferência Nacional de CT&I - Produção Industrial Ampliada Tecnologia e Inovação, efeitos, limites e perspectivas.

Ainda na terça-feira, às 14h30, ocorre a reunião interna de planejamento da Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais. E às 19h, a Presidência participa, de forma on-line, da 7ª Reunião do Fórum de Países da América Latina e Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável, para tratar do tema “ODS 18 - Igualdade Étnico-racial na Agenda 2030: a experiência brasileira para a construção de um novo ODS”.

Na quarta-feira (dia 17), às 9h, ocorre a reunião on-line Mensal do Grupo de Especialistas Interagências para os Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (IAEG-SDG).

Já na quinta-feira (dia 18), às 9h, a Presidência participa da videoconferência do Comitê Técnico do Projeto Centros de Referência em África. Às 12h, ocorre uma viagem nacional para participar da 86ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o IBGE participa da Mesa “Ações do IBGE junto aos municípios”.

E, na sexta-feira (dia 19), às 14h, ocorre uma viagem nacional para a Cerimônia de formalização do Acordo de Cooperação Técnica entre IBGE e Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15ª Região).

Diretorias e Assessorias do IBGE

No dia 15, segunda-feira, às 10h, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), ocorre a Oficina sobre indicadores de mudanças climáticas. Às 16h30 a equipe da Diretoria de Geociências (DGC) participa de reunião para organização do IV Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais (SBIDE IV). E, às 19h30, integrantes da DGC fazem uma apresentação sobre Produtos e Serviços de Geodésia para o Georreferenciamento de Precisão.

Na terça-feira (dia 16), a equipe da Diretoria de Pesquisas (DPE) participa de reunião da Coordenação de Contas Nacionais (CONAC) com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e com a Coordenação de Cadastro e Classificações (COCAD), para apresentação da Nova Classificação Internacional de atividades econômicas. No mesmo dia, ocorre a reunião do Grupo de Trabalho do PIB do Mar sobre a metodologia do cálculo do turismo.

Ainda na Diretoria de Pesquisas (DPE), na terça-feira, às 16h ocorre reunião técnica sobre BRICS – Rússia. E, às 8h, tem início o Seminário Técnico-Científico das Causas e Consequências do Desmatamento e das Queimadas no bioma Caatinga. Já ás 14h, a equipe da Diretoria de Geociências (DGC) participa de reunião Mensal com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas a Desastres Naturais (Cemaden).

Na quarta-feira (dia 17), às 8h, a equipe da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) faz uma viagem internacional para Columbus, capital do estado norte-americano de Ohio, para participar do evento anual da Associação de População da América (PAA 2024), conferência de demógrafos e cientistas sociais e de saúde dos Estados Unidos e do exterior. E, às 9h, a equipe ministra Palestra no evento "Cultura em Salvador".

Já na sexta-feira (dia 19), às 10h, na Coordenação de Comunicação Social (CCS) ocorre a coletiva on-line da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua): Rendimento de todas as fontes (2023). Às 13h, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), tem início o Webinário do HUB, para correção de viés na estimativa de casos de COVID-19 no Brasil. E, às 18h, a equipe da Diretoria de Geociências (DGC) participa de reunião on-line do Bureau ampliado do Grupo das Nações Unidas de Especialistas em Nomes Geográficos (UNGEGN) com as presidências das divisões linguístico-regionais do UNGEGN.

Já na Diretoria de Geociências (DGC), ocorre a Calibração de gravímetros através da Rede Nacional de Estações Gravimétricas Absolutas (RENEGA). A atividade ocorrerá durante toda a semana em diversas cidades. Também ocorre o Trabalho de Campo para Coleta botânica na Bahia, de segunda a sexta-feira.

Superintendências Estaduais

Na Superintendência Estadual de Santa Catarina (SES SC), segunda-feira (15), às 8h, será realizada a 3° Reunião do Conselho de Desenvolvimento de Videira para atualização do plano econômico da cidade de Videira.

Ainda na segunda-feira, às 9h, na Superintendência Estadual da Bahia (SES BA) ocorre reunião com a presidente da Fundação Mario Leal Ferreira, da Prefeitura de Salvador.

Na terça-feira (dia 16), às 16h, na Superintendência Estadual do Espírito Santo (SES ES), terá início a reunião on-line mensal do grupo 5 das Seções de Produção Integrada de Geoinformação (SPIG-G5), com representantes do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Na quarta-feira, às 8h, na Superintendência Estadual do Piauí (SES PI), é realizada uma rodada de reuniões nos sindicatos rurais sobre o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.