Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Caravana Federativa

Sétima edição da Caravana Federativa será em João Pessoa e terá presença do IBGE/PB

Editoria: IBGE

28/03/2024 10h00 | Atualizado em 28/03/2024 10h00

  • Destaques

  • O IBGE e mais de quarenta instituições públicas estarão presentes na sétima edição da Caravana Federativa, que ocorrerá no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), nos dias 4 e 5 de abril próximo;
  • Essa é uma iniciativa do Governo Federal visando fomentar a articulação entre instituições das três esferas de governo, assim como a construção de um canal permanente de proximidade e informação entre os entes federados;
  • No estande do IBGE, os servidores farão atendimento aos participantes, prestando informações sobre a produção estatística e geocientífica do Instituto, bem como dando orientações sobre a utilização das ferramentas e plataformas de disseminação na internet (portal e redes sociais)

O IBGE participará da sétima edição da Caravana Federativa, que será realizada ocorrerá nos dias 04 e 05 de abril, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). Além de palestras e oficinas, o evento contará com serviços e atendimentos prestados aos gestores públicos dos 223 municípios paraibanos.

A Caravana Federativa é uma iniciativa da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Presidência da República, que tem como principal objetivo fomentar a articulação entre instituições das três esferas de governo, assim como a construção de um canal permanente de proximidade e informação entre os entes federados. Para tanto, promove a participação ativa dos Ministérios e demais órgãos federais em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais.

Com o tema “União e reconstrução por uma nova relação federativa”, o projeto já passou por seis capitais desde agosto do ano passado: Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), São Luís (MA) e Fortaleza (CE). A edição da Paraíba é a primeira de 2024, estando previstas para este ano Caravanas nas capitais das demais Unidades da Federação, todas com a participação do IBGE.

Representado pela equipe da Superintendência do Instituto na Paraíba, o IBGE estará disponível na Caravana para sanar as dúvidas dos participantes sobre a produção estatística e geocientífica, dar orientações do acesso às bases de dados disponibilizadas no portal do IBGE, e fornecer informações produzidas por meio do Censo 2022 e de outras pesquisas e levantamentos.

Além de conhecer os principais canais de informação do IBGE, quem visitar o estande do Instituto ganhará uma bolsa com bloco, caneta, mapa calendário e folders de pesquisas e institucionais, entre eles: Informativos PAM, Informativo PPM, Informativo Estatísticas do Registro Civil, Informativo PIB dos Municípios, Informativos PEVS, Folder Quilombola, Folder Indígenas, Folder Regic, e ainda, Folder Somos mais de 200 milhões.

Caravana Federativa Paraíba
Data: 4 e 5 de abril
Hora: das 9h às 18h
Local: Centro de Convenções de João Pessoa
Rodovia PB, s/n Cabo Branco
João Pessoa, PB