Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Apenas 7,3% dos municípios têm sistema de gestão pública de esporte

26/05/2017 10h06 | Atualizado em 08/06/2017 13h23

Em 2016, a grande maioria das prefeituras ainda não havia definido um Sistema de Esporte: conjunto de regras, direitos e deveres que estabelece mecanismos de gestão pública voltados para o esporte. O quadro era um pouco melhor nas unidades da federação, onde 13 administrações estaduais criaram meios para gerir as atividades esportivas.

As informações fazem parte do Suplementos de Esportes das Pesquisas de Informações Básicas Estaduais (Estadic) e Municipais (Munic) de 2016, elaborados em parceria com o Ministério do Esporte. As pesquisas apresentam um quadro geral do esporte nos estados e municípios.

Segundo Vânia Pacheco, pesquisadora do IBGE, a definição de um sistema de esporte, como o que existe na área de saúde, é um passo importante para que estados e municípios tenham instrumentos de gestão, legislação e de participação da sociedade voltados para a prática esportiva.

Um aspecto investigado sobre a gestão é a existência de Conselho Municipal de Esporte. A pesquisa mostrou que entre 2003 e 2016, o percentual de municípios que informaram possuir esses Conselhos subiu de 11,8% para 20,8%.

“É uma forma de participação da sociedade civil na política pública. Na pesquisa, vimos que muitos municípios tinham esse conselho e ele não se reunia. Então, não basta existir o conselho, é preciso que ele seja efetivo”, afirma Vânia.

Por Marcelo Benedicto