12º CAFA
Encontro de coordenadores e Reuniões Censitárias encerra atividades com foco no 12º CAFA
03/07/2026 11h45 | Atualizado em 03/07/2026 11h46
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra nesta sexta-feira (3), no Centro de Inteligência Corporativa, no Rio de Janeiro, o Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Reuniões Censitárias. Realizado entre os dias 30 de junho e 3 de julho, o evento reuniu representantes das unidades estaduais para alinhar estratégias, procedimentos e cronogramas relacionados à organização das reuniões censitárias que apoiarão a realização do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola (CAFA).
Ao longo de quatro dias, os participantes acompanharam apresentações técnicas e debates sobre os principais aspectos operacionais do levantamento. A programação incluiu temas como o projeto técnico e o projeto operacional do Censo, a Base Territorial e a estrutura das operações censitárias conduzidas pela Coordenação-Geral de Operações Censitárias (CGOC). Também foram discutidas as reuniões censitárias e seu papel no planejamento e na execução da operação.
Responsável pela coordenação do encontro, David Montero Dias destacou a importância da capacitação para o início das atividades nos estados. “Este evento representa um marco importantíssimo para o início do 12º CAFA, porque estamos reunindo coordenadores de Comissões Censitárias de todos os estados da Federação. Eles receberam conteúdos abrangentes, além de conhecimentos específicos, para que possam conduzir essas comissões, que representam o contato do IBGE com a sociedade civil em cada município que receberá um posto censitário no Brasil”, afirmou.
Segundo David, participaram do encontro entre 40 e 50 pessoas, incluindo representantes estaduais e servidores da sede do Instituto. Ele ressaltou ainda o papel da integração nacional promovida pela atividade. “É uma reunião que tem uma forte vertente de integração e sinergia, promovendo agregação de valores e troca de conhecimentos. Todos saem ganhando, mais capacitados e mais habilitados para conduzir seus trabalhos em seus respectivos estados”, observou.
O encontro abordou ainda questões relacionadas à implantação da infraestrutura necessária para a operação censitária, como as modalidades de cessão de imóveis e postos censitários, além da apresentação da estrutura da CGOC e do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). Os coordenadores também receberam informações sobre materiais de divulgação e disseminação, bem como orientações sobre o Processo Seletivo Simplificado que será utilizado para a contratação de pessoal temporário.
Para Nádia Deps, bibliotecária da Supervisão de Disseminação de Informações em São Paulo, a capacitação contribuirá diretamente para a qualidade dos trabalhos que serão desenvolvidos nos próximos meses. “Para este trabalho específico, relacionado ao 12º Censo Agropecuário, o evento vai contribuir para que possamos realizar a coleta das informações com qualidade. Acredito que esse seja o aspecto mais importante”, avaliou.
Ela também destacou o caráter formativo da iniciativa. “A experiência está sendo muito produtiva. Estou tendo uma visão geral do projeto e compreendendo melhor como posso contribuir e atuar de forma mais eficaz ao longo das diferentes etapas do trabalho”, acrescentou.
Outro destaque da programação foi o debate sobre a conceituação e a instituição das coordenações estaduais, responsáveis pela articulação das reuniões censitárias nos estados. Foram apresentados ainda os cronogramas das primeiras reuniões, das etapas intermediárias e das atividades de finalização, além de modelos de apresentações, ofícios, vídeos, atas e outros documentos padronizados que apoiarão os trabalhos locais.
Representando a Paraíba, o chefe da área de Pesquisas Sociais da unidade estadual do IBGE, Lamartine Candeia, ressaltou a importância da troca de experiências entre os participantes. “As 27 unidades da Federação estão representadas neste que é um dos eventos mais importantes relacionados ao 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola. Este Censo terá um papel fundamental ao retratar a realidade do setor agropecuário brasileiro e fornecer informações essenciais para a compreensão de suas características atuais e de suas perspectivas futuras”, disse.
No terceiro dia de atividades, os participantes conheceram o sistema de cadastro de membros das reuniões censitárias e o módulo de agendamento de reuniões no Banco de Dados Operacionais (BDO), instrumentos que contribuirão para a organização e o acompanhamento das ações em todo o país.
A jornalista Gabriela Carmo destacou o ambiente colaborativo construído durante o encontro. Recém-ingressa no Instituto, Gabriela ressaltou ainda o aprendizado proporcionado pela convivência entre servidores com diferentes trajetórias profissionais. “Equilibrar as experiências das pessoas que já têm muitos anos de casa com as pessoas que estão entrando com novas perspectivas está sendo realmente muito enriquecedor”, relatou.
A programação de encerramento desta sexta-feira foi dedicada à apresentação do cronograma das próximas etapas, à criação do grupo no Microsoft Teams e à constituição da Equipe Nacional de Coordenadores de Reuniões Censitárias.
Para Vinícius de Lima Wagner, analista da área de pesquisas agropecuárias do IBGE em Santa Catarina, o evento marca o início de uma nova etapa da operação. “Nosso papel será replicar os conhecimentos adquiridos aqui para as equipes que atuarão diretamente na operação censitária. A partir de agora, começam efetivamente os trabalhos relacionados ao Censo Agropecuário nas unidades estaduais, o que torna essa preparação ainda mais importante para o sucesso da operação”, concluiu.
O encontro foi encerrado com um debate aberto para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre os participantes, fortalecendo a integração entre as equipes e o alinhamento nacional das ações preparatórias para o 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.
Canal do IBGE no WhatsApp
Participe do canal oficial do IBGE no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações do IBGE. Acesse aqui!
