Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE ganha reforço: MGI autoriza nomeação adicional de 75 Técnicos aprovados no CPNU1

Editoria: IBGE

18/11/2025 16h38 | Atualizado em 18/11/2025 16h38

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) poderá ampliar seu quadro de servidores após a publicação da Portaria MGI n.º 10.294, de 17 de novembro de 2025, que autorizou a nomeação adicional de 75 Técnicos em Informações Geográficas e Estatísticas aprovados no Concurso Público Nacional Unificado 1 (CPNU1).

Com essa autorização, somada às já concedidas pelo Decreto n.º 12.647, de 1º de outubro de 2025, e pela Portaria MGI n.º 8.376, de 3 de outubro de 2025, o IBGE poderá convocar 231 novos servidores. A distribuição das vagas será a seguinte: 

  • 3 vagas para Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas 
  • 85 vagas para Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas 
  • 68 vagas para Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas 
  • 75 vagas para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas 

Essas vagas adicionais se somam às originalmente previstas nos editais do CPNU1, reforçando a capacidade operacional do instituto. 

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou a importância da medida: “A direção do IBGE se esforçou e conseguiu a aprovação pelo MGI do adicional de 25% para o ingresso dos novos servidores de nível médio. Uma conquista importantíssima que permite recompor a força de trabalho e a sua gestão no instituto com qualidade profissional decorrente do concurso extremamente disputado no Brasil.”.

A Diretora Executiva, Flávia Vinhaes, detalhou esse novo acréscimo. “Neste mês de outubro, a CRH fez um ofício para o MGI com alguns questionamentos. E hoje recebemos a notícia oficial de que teremos o adicional de 25% do nível intermediário. E com isso, a Instituição fica feliz com a chegada dos novos servidores e o cumprimento do acordo feito pelo Ministério anteriormente”.

As atualizações serão divulgadas nos canais oficiais do IBGE, incluindo a seção do CPNU no Portal do IBGE.