Caravana Federativa
IBGE leva serviços e parcerias a Caravana Federativa em Foz do Iguaçu
03/11/2025 17h20 | Atualizado em 03/11/2025 17h23
Pela primeira vez, o Oeste do Paraná recebeu a Caravana Federativa, organizada pelo Governo Federal em Foz do Iguaçu, nos dias 30 e 31 de outubro. Com oficinas e balcão para atendimentos durante os dois dias do evento, o IBGE registrou mais de 200 usuários que buscavam os serviços oferecidos pelo Instituto e prospectavam parcerias para aperfeiçoar a aplicação e disseminação das pesquisas na região.
Elias Ricardo e Sinval dos Santos, da Superintendência do órgão no estado, participaram de algumas das diversas atividades da programação da Caravana, como o Fórum de Gestores Públicos. “Na Caravana Federativa, nós temos a oportunidade de conhecer esses prefeitos, prefeitas e vereadores, e a sociedade, como um todo, [a oportunidade] de poder conhecer o IBGE aqui na prática, de forma mais leve, sem agendamento”, afirmou o superintendente Elias, lembrando que esse contato com a população e os gestores públicos facilita, posteriormente, a marcação das visitas dos agentes de pesquisa, para a coleta de informações.
O evento ocorreu no Hotel Mabu Thermas Grand Resort, e foi aberto com as presenças de Wolney Queiroz, ministro da Previdência Social, e de Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, responsável pelo projeto das caravanas federativas, por meio de sua Secretaria Especial de Assuntos Federativos.
Aproximação entre agentes e cidadãos
A operação do IBGE na Caravana de Foz do Iguaçu envolveu uma grande parte da equipe da unidade do órgão na região. Alex Castagnaro, Chefe da Agência do IBGE na cidade, liderou os colegas no atendimento ao público no balcão, o que incluía atividades bem diferentes da rotina de ir até às residências e outros estabelecimentos em Foz e nos municípios de Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.
“Atendemos várias autoridades de fora da nossa região de atuação, buscando trazê-los para junto e reforçar possíveis parcerias das equipes de outras agências, para facilitar a divulgação dos trabalhos de coleta em seus municípios”, citou Alex. Entre outros benefícios, ele observou que a Caravana Federativa serviu para que a os colegas da Agência “tivessem entendimento do respeito, da confiança e da admiração que o IBGE possui, frente ao público atendido no estande, o que sempre é recompensador”.
Bruna Vieira, que também atua na unidade do IBGE em Foz do Iguaçu, avaliou que essas possíveis parcerias contribuem para que cada vez mais pessoas possam ser contadas e incluídas nas pesquisas. Segundo ela, algumas solicitações envolveram dados quantitativos que podem “dar representatividade a vários grupos ainda não contados oficialmente, e embasar projetos públicos e privados”.
Durante a Caravana Federativa, Bruna teve a oportunidade de ministrar uma oficina sobre os recursos do projeto “IBGEeduca”, que oferece materiais idealizados para auxiliar professores e gestores a trabalharem os dados das pesquisas do Instituto nas salas de aula. A atividade ocupou um dos salões da área de convenções do hotel na sexta, 31/10.
Já Alex foi o responsável por ministrar a oficina “Ferramentas para acessar as pesquisas do IBGE”. Foram apresentadas as principais pesquisas realizadas periodicamente, como o Censo Demográfico, a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), e como acessar os dados levantados.