IBGE homenageia servidores que morreram em combate a incêndio
30/07/2025 19h07 | Atualizado em 31/07/2025 14h45
Para estudar e retratar o Brasil, de norte a sul do país, milhares de servidores do IBGE se mobilizam diariamente. Cada um na sua função, aplicando o seu saber e a sua habilidade, participa desse processo de produção de informações estatísticas e geocientíficas.
Nessa rotina complexa e desafiadora, há momentos de alegria, de superação, de vitória, mas, infelizmente, às vezes também de tristeza.
No dia 29 de julho, o IBGE perdeu dois servidores do seu quadro permanente, no exercício de sua função, combatendo um incêndio florestal em frente à Reserva Ecológica do Instituto, no Distrito Federal.

Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva (foto abaixo), ambos com 65 anos, eram Técnicos em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, servidores do IBGE desde a década de 80 e atuavam também como brigadistas na Reserva Ecológica do Instituto.
Conforme as palavras do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, “Os dois colegas, Valmir e Manoel, marcam com a trajetória corajosa do exercício do trabalho, o panteão dos heróis do IBGE”.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prestou solidariedade às famílias, aos colegas de trabalho e a todos que se dedicam diariamente à proteção do meio ambiente. Lula disse: "Esses trabalhadores estavam cumprindo sua missão com coragem e comprometimento, defendendo o nosso país, a nossa biodiversidade e o nosso povo”.
O fato teve registro em vários veículos de comunicação de circulação nacional e a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu um minuto de silêncio ao receber a notícia do falecimento dos servidores, enquanto estava em coletiva no IBAMA. Diversos parlamentares e autoridades manifestaram os sentimentos e condolências com os ibgeanos e suas famílias.
(Com informações da Agência Brasil - Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil)

O IBGE decretou luto de três dias, está dando suporte às famílias das vítimas e pretende organizar homenagens aos servidores, com depoimentos de modo que se construa um memorial digital de honra ao trabalho destes ibgeanos que dedicaram suas vidas ao IBGE e ao Brasil.

Em homenagem, respeito e luto aos colegas falecidos, o expediente na Reserva Ecológica do IBGE foi suspenso na quinta-feira, 31/7, e na sexta-feira, 01/8.
Memorial Digital
Ao longo dos próximos dias, serão disponibilizados novos depoimentos e homenagens