IBGEeduca
IBGE divulga vencedores da etapa Brasil da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos
10/04/2025 14h46 | Atualizado em 10/04/2025 15h37

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia 7 de abril, no site do IBGE Educa, os vencedores da etapa Brasil da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos.
Com objetivo de promover o letramento estatístico junto às escolas de Educação Básica e às instituições de Ensino Superior, o IBGE premiará em dinheiro os primeiros colocados das categorias A, B, C e D da etapa brasileira. E os pôsteres vencedores da etapa Brasil e dos países participantes serão divulgados no 65º Congresso Mundial de Estatística do Internacional Statistical Institute (ISI) em Haia, na Holanda, nos dias 5 a 9 de outubro.
Na categoria A (Anos Iniciais do Ensino Fundamental), o grupo da professora Bruna da Fonseca Lampoglia Gruber, do Colégio Bandeirantes, em São Paulo (SP), ficou em 1° lugar, com o pôster Imigrantes na nossa escola. Os grupos da professora Luisa Marini Abate, também do Colégio Bandeirantes, em São Paulo (SP), ficaram em 2° e em 3° lugar com os títulos Explorando o transporte público: entendendo o transporte público e buscando melhores soluções para ele, e Investigações sobre o uso de aparelhos eletrônicos.



Na categoria B (anos finais do Ensino Fundamental), o grupo do professor Júlio César Rodrigues da Silva, da Escola Bright School, em Teresina (PI), ficou em 1° lugar com o pôster Puberdade em cena: Alerta de novas emoções. O grupo da professora Aluisiane Kraisch, da Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, em Blumenau (SC), ficou em 2° lugar, com o pôster Saúde em foco. Já o grupo da professora Aline Oliveira Munhões, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF)/ Educação de Jovens e Adultos (EJA) João Alves dos Santos (EMEF/EJA João Alves dos Santos), em Campinas (SP), ficou em 3° lugar com o título Pesquisa sobre as características e preconceitos na escola.



Na categoria C (Ensino Médio), em 1° lugar, ficou o grupo do professor Flávio Euripedes Rodrigues da Silva Bueno, do Colégio Sigma Df, 912 sul, em Brasília (DF), com o pôster Impactos da proibição do uso de celular nas escolas. Em 2° lugar, ganhou o grupo do professor Wanderli de Macedo, da Escola Estadual Valdivino de Castro Pereira, em Guarulhos (SP), com o pôster Museu para todos: Acessibilidade e o papel das escolas na formação cultural dos jovens. E, em 3° lugar, está o grupo da professora Maria Hellem Teixeira Abreu, do Colégio Grupo CEV, em Teresina (PI), com o título A Situação dos Espaços Públicos de Lazer em Teresina.



Já na categoria D (Graduação), o grupo do professor Diêgo Bezerra de Melo Maciel, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE), ficou em 1° lugar com o pôster Uso de IA Generativa por estudantes brasileiros de Economia: satisfação e confiança, no contexto de aprendizagem da estatística. O grupo do professor Anderson Luiz Ara Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR), aparece em 2° lugar com o pôster Definindo o Amor. Já o grupo dos professores Vinicius Godoy Marques e Rose Prado, da FATEC Ourinhos, em Ourinhos (SP), conquistou o 3° lugar com o título The Brazilian hidden epidemic.




Luisa Marini, professora de Matemática do Ensino Fundamental I do Colégio Bandeirantes (SP) e responsável por dois grupos que venceram a Competição na categoria A, destacou que promover o letramento estatístico nas escolas é fundamental para que os alunos desenvolvam a capacidade de interpretar dados, analisar informações de forma crítica e tomar decisões baseadas em evidências. “A Competição tem um papel muito significativo no contexto escolar, pois permite que os estudantes percebam o valor do conhecimento aprendido na escola quando aplicado na prática. Ao investigar, interpretar dados e comunicar suas descobertas, os alunos se sentem desafiados, envolvidos e, acima de tudo, importantes. A experiência desperta um sentimento de protagonismo, mostrando que eles são capazes de gerar conhecimento relevante e participar de discussões que dialogam com a sociedade”.
A seleção e o julgamento dos pôsteres foram realizados por uma comissão nacional de pesquisadores com experiência na área de educação estatística, indicados pelos coordenadores do projeto de Letramento Estatístico Internacional.
A premiação em dinheiro será dividida nas categorias A (Anos Iniciais do Ensino Fundamental), B (Anos Finais do Ensino Fundamental) e C (Ensino Médio) em: 1º lugar: prêmio de R$ 3.000,00 para o professor e R$ 2.000,00 para estudantes; 2º lugar: prêmio de R$ 2.500,00 para o professor e R$ 1.500,00 para estudantes; e 3º lugar: prêmio de R$ 2.000,00 para o professor e R$ 1.000,00 para estudantes.
Na categoria D (Graduação), o prêmio será dividido em: 1º lugar: prêmio de R$ 3.500,00 para o professor e R$ 2.500,00 para estudantes; 2º lugar: prêmio de R$ 3.000,00 para o professor e R$ 2.000,00 para estudantes; e 3º lugar: prêmio de R$ 2.500,00 para o professor e R$ 1.500,00 para estudantes.
O concurso, que faz parte da Competição Internacional de Pôsteres, e é promovido pela International Statistical Literacy Project (ISLP), é um projeto de incentivo ao letramento estatístico da International Association for Statistical Education (IASE), associação do Internacional Statistical Institute (ISI). A etapa Brasil da Competição é realizada pelo IBGE, por meio de sua Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), junto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio do Centro de Inovação em Educação Estatística (ICE).