Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Casa Brasil IBGE COP - Belém

Em Belém, estão abertas as inscrições para a primeira oficina da Casa Brasil IBGE COP

Editoria: IBGE | Bianca Virgolino (sob supervisão dos editores)

17/02/2025 10h00 | Atualizado em 18/02/2025 09h47

Casa Brasil IBGE Cop - Foto: Bianca Virgolino/IBGE-SDI-PA

A Casa Brasil IBGE COP iniciará suas atividades de treinamento com a realização da oficina Dominando os Dados do IBGE, destinada a capacitar os participantes no acesso e uso das plataformas digitais do Instituto. A oficina, que faz parte da iniciativa de democratização do acesso aos dados estatísticos, ocorrerá de 19 à 26 de março, de 9h às 12h, nas dependências da Universidade Federal do Pará, em Belém.

Com um acervo que reúne mais de 1 trilhão de variáveis e 1,5 bilhão de dados, a oficina tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre os recursos digitais do IBGE, facilitando o uso de informações que podem subsidiar políticas públicas e pesquisas acadêmicas. A iniciativa é destinada a estudantes, professores, acadêmicos, gestores públicos, membros de organizações não governamentais (ONGs) e demais interessados no tema.

Servidora Norma Bentes, apresentando aos estudantes Teixeira de Freitas, visionário da estatística brasileira e fundador do IBGE - Foto: Liliane Costa /IBGE-SDI-PA
Estudante visualizando o Mapa Municipal Estatístico do Município (MME) de Belém - Foto: Liliane Costa /IBGE-SDI-PA
Servidora Liliane Costa explicando sobre o Mapa Municipal Estatístico (MME) atual do município de Belém, produto do Censo Demográfico 2022 - Foto: Norma Bentes/IBGE-SDI-PA

Elaboração de Política Públicas

O superintendente do IBGE no Pará, Rony Cordeiro, destaca que para cada tipo de público a oficina tem uma importância específica. Segundo ele, no caso dos gestores públicos, a aquisição de conhecimento por meio das ferramentas digitais do IBGE “possibilita a elaboração de políticas públicas que melhoram as condições de vida da população”

“Já no meio acadêmico (alunos, professores e pesquisadores) a oficina oferece dados desagregados que permitem desenvolver pesquisas capazes de revelar aspectos da realidade que não são observáveis em dados agregados”, explicou Cordeiro.

O conteúdo da oficina está organizado em três módulos:

SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática) – ferramenta essencial para a extração e análise de dados;

Panorama do Censo – abordagem sobre os principais resultados e metodologias do último Censo Demográfico;

Cidades – estudo dos indicadores municipais e regionais para planejamento e análise.

As atividades serão conduzidas por especialistas do IBGE, que integram a equipe de facilitadores na Superintendência do Pará: Liliane Regina da Costa Oliveira; Victor Costa dos Reis; Marco Aurélio Arbage Lobo e Luiz Cláudio do Monte Martins.

Inscrições e certificação

As inscrições estão abertas no período de 17/2 a14/3, na loja virtual do IBGE (https://loja.ibge.gov.br). A participação é gratuita, sem pré-requisitos. Os inscritos receberão certificado ao final da oficina, o que possibilita a comprovação de horas complementares em diversas áreas.

Visitação à Casa Brasil IBGE COP

A Casa Brasil IBGE COP está aberta para visitação desde o início de fevereiro e está à disposição do público para visitas às terças e quintas-feiras, sem necessidade de agendamento para grupos de até 10 pessoas. Já para grupos maiores (a partir de 10 pessoas), o agendamento é obrigatório e as visitas serão realizadas às quartas-feiras, seguindo as normas de agendamento e limites de participantes.

Dentre as orientações para a visitação, destacam-se:

  • O prazo para confirmação do agendamento é de 5 dias úteis, por meio do e-mail cadastrado;
  • O espaço conta com um totem multimídia autoinstrucional para consulta ao SIDRA e um pequeno acervo de publicações do IBGE;
  • Cada grupo terá limite de 20 participantes, sendo recomendada a presença de 1 adulto responsável para cada 10 jovens ou menores de idade;
  • Cancelamentos ou atrasos devem ser informados com, no mínimo, 24 horas de antecedência;
  • Em caso de atraso de até 15 minutos, a visita será mantida;
  • A duração máxima da visita é de 2 horas;
  • A Casa Brasil IBGE não oferece transporte para os grupos.

Para mais informações e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: sdi.pa@ibge.gov.br.