Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Rio de Janeiro

Prefeito do Rio recebe presidente do IBGE

Editoria: IBGE

16/01/2025 11h34 | Atualizado em 16/01/2025 11h38

Eduardo Paes (PSD) dialogou com o IBGE sobre parcerias técnicas para pensar o presente e futuro do Rio

Na última terça-feira (14/01), em seu gabinete, na sede da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) recebeu o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, com a pauta de novas parcerias para 2025 e os próximos anos.

Acompanhado de Felipe Santa Cruz, secretário de Governo, que intermediou o encontro, Paes abriu o diálogo contextualizando os desafios da gestão pública municipal e como a prefeitura pode trabalhar junto com o IBGE para enfrentar os desafios das mudanças nas metrópoles e o impacto na gestão das políticas públicas e na vida do munícipe.

Fazendo um panorama dos últimos censos, o presidente do IBGE apontou que há uma necessidade de compreender o fenômeno da "desmetropolização", em que as cidades litorâneas perdem dinamismo econômico e enfrentam desafios de saúde pública, falta de transporte e habitação.

Paes destacou o fato de a prefeitura ter assumido parte da gestão do transporte público, como é o exemplo de sucesso do BRT, destacando que as soluções passam também pela administração municipal repensar seu papel como administradora e executora da própria política pública.

Para o presidente do IBGE, a Era Digital proporciona uma nova oportunidade do estado, em especial dos municípios, reverem seu próprio planejamento.

De forma prática, o IBGE e a Prefeitura trabalharão num diálogo técnico de como é possível pensar uma cidade do porte do Rio, com um planejamento inovador em curto, médio e longo prazos. Com ações em educação, inovação e treinamento, em especial para a formação de jovens. O assessor da presidência, Denis Maracci Gimenez acompanhou o encontro e ficou responsável pelas tratativas entre a Prefeitura e o IBGE.

Acompanhando o presidente do IBGE estava também a vice-presidente e diretora-executiva (DE) do IBGE, Flávia Vinhaes, que tratou de parceiras administrativas, em especial para o novo prédio do Horto e de revitalização dos prédios do centro do IBGE.

E o coordenador-geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), que incluí a Coordenação de Comunicação Social (CCS) do IBGE, apresentou iniciativas de disseminação, com destaque para a Casa Brasil IBGE, em que esta experiência pode ser reproduzida, por meio de tecnologia, nas escolas e bibliotecas do município.

O presidente do IBGE entregou um kit de publicações ao prefeito e secretario, com o mapa-mundi do Brasil no centro do mundo. Paes presentou a representação do IBGE com uma publicação que reúne o passado e presente do Rio, por meio de ilustrações.