Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE destaca ações junto aos municípios em Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP)

Editoria: IBGE | Bruno de Vizia

18/04/2024 15h45 | Atualizado em 18/04/2024 16h28

O IBGE participou nesta quinta-feira, 18, da 86ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), realizada na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Representado pelo presidente, Marcio Pochmann, o IBGE participou da mesa “Ações do IBGE junto aos municípios”, apresentando as ações do Instituto, com destaque para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas embasadas em dados e pesquisas, e as ferramentas do IBGE disponíveis para consultas dos gestores municipais.

Pochmann dividiu a mesa com Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE) e presidente da FNP, Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo (SP), Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto (SP) e Professora Elcione, prefeita de Igarassu (PE).

“A oportunidade aberta do diálogo com o conjunto dos prefeitos fortalece o IBGE no exercício de sua missão institucional, tanto da produção como da disseminação do Sistema Nacional da Geociência, Estatísticas e Dados (SINGED). Uma ferramenta moderna, capaz de permitir aos gestores atuarem frente aos desafios de administrar as cidades brasileiras. Um passo substancial na aproximação com as prefeituras representadas pela Frente Nacional dos Prefeitos”, disse Pochmann.

“O trabalho desenvolvido pelo IBGE é fundamental para o país, uma vez que os dados coletados pelo instituto servem para que os gestores atuem de maneira efetiva na superação dos problemas e no planejamento de suas ações. De modo que entendemos que uma parceria com o IBGE é fundamental para as cidades brasileiras”, afirmou Edvaldo Nogueira, presidente da FNP.

Reunião Geral da FNP

 Fundada em 1989 e regulamentada pela Lei 14.341/2022, a FNP atua reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes, onde vivem dois terços da população brasileira. Realizadas semestralmente, as Reuniões Gerais possibilitam às prefeitas e prefeitos das capitais, das médias e grandes cidades o debate sobre os principais assuntos que demandam articulação federativa. Também integram o público do encontro vice-prefeitos, parlamentares federais e especialistas nos assuntos abordados.