Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2022

Censo 2022: IBGE divulga recortes de sexo e idade para quilombolas e indígenas em Paraty (RJ)

Editoria: IBGE

11/04/2024 12h10 | Atualizado em 11/04/2024 12h10

O IBGE divulgará novos resultados do Censo 2022 no dia 03 de maio, às 10h, em Paraty (RJ). A divulgação “Censo Demográfico 2022: Quilombolas e Indígenas, por sexo e idade, segundo recortes territoriais específicos: Resultados do universo” contemplará informações referentes à estrutura etária e perfil de sexo da população quilombola e da população indígena. O evento acontecerá na Comunidade Quilombola Campinho da Independência, situado na BR-101 KM588, no Restaurante do Quilombo.

A divulgação contará com transmissão pelo portal do IBGE (ibge.gov.br) e pelas redes sociais do Instituto, e conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial. Os resultados poderão ser consultados no portal do IBGE e em plataformas como o SIDRA, o Panorama do Censo e a Plataforma Geográfica Interativa (PGI), sendo que nesses dois últimos poderão ser visualizados, também, por meio de mapas interativos.

Os dados divulgados são considerados fundamentais para aprofundar o conhecimento sobre esses dois grupos tradicionais e para orientação de diversas políticas públicas, como educação, saúde e assistência social.

Serão disponibilizados resultados para Brasil, Grandes Regiões, Estados, Municípios, Amazônia Legal, Amazônia Legal por Unidade da Federação, Território Quilombola oficialmente delimitado, Território Quilombola oficialmente delimitado por Unidade da Federação, Terra Indígena e Terra Indígena por Unidade da Federação.

Nona divulgação dos resultados do Censo 2022 em menos de um ano

Esta é a nona divulgação nacional do Censo 2022. Os primeiros resultados foram divulgados em 28 de junho de 2023, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, quando o Brasil ficou sabendo quantos somos. Um mês depois, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, foram divulgados os primeiros resultados sobre a população quilombola no país. Em 7 de agosto, foi a vez da publicação dos primeiros dados sobre os povos indígenas, no Teatro da Paz, em Belém. Em 27 de outubro, com os recortes por idade e sexo, em evento realizado no Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) do IBGE, no Rio de Janeiro.

A quinta divulgação mostrou os “Primeiros resultados do Censo Demográfico 2022, segundo as características de cor ou raça da população e domicílios” em Salvador, no dia 22 de dezembro. Já em 2 de fevereiro de 2024, aconteceu a divulgação das "Coordenadas dos endereços" no município de Ponte Alta do Tocantins (TO). No mesmo mês o IBGE divulgou o resultado para "Características dos domicílios", no dia 23 de fevereiro, em Diadema (SP). A mais recente divulgação de resultados do Censo 202 foi realizada em 21 de março, com a divulgação dos “Agregados por Setores Censitários preliminares - População e Domicílios”, em Florianópolis (SC)

Divulgação “Censo Demográfico 2022: Quilombolas e Indígenas, por sexo e idade, segundo recortes territoriais específicos: Resultados do universo”

Data: Sexta-feira, 03 de maio

Hora: 10h

Local: Comunidade Quilombola Campinho da Independência, Km 588 da BR-101, no Restaurante do Quilombo, em Paraty (RJ), a 13km do Centro Histórico.

Transmissão online: Portal do IBGE (ibge.gov.br) e redes sociais