Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Coletiva com correspondentes

IBGE discute a produção de informações para transformar a realidade dos países do G20

Editoria: IBGE | Marcelo Benedicto

26/03/2024 16h10 | Atualizado em 28/03/2024 08h53

Casa de Cultura Laura Alvim, Embaixada do G-20, sediou o Encontro de Marcio Pochmann com  correspondentes estrangeiros - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

Em encontro com jornalistas estrangeiros que produzem notícias sobre o Brasil, realizado na Casa de Cultura Laura Alvim, a Casa do G20, em Ipanema, no Rio de Janeiro, no dia 25 de março, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, mostrou que o alcance das informações disponibilizadas pelo instituto ultrapassa as fronteiras nacionais. Exemplo disso, é o papel de articulação do IBGE, junto aos Institutos Nacionais de Estatística (INE) de todos os países do G-20, para que usem a produção estatística para melhorar a  realidade desses países.

“Esse é um esforço que o IBGE está fazendo em contato com os Institutos Nacionais de Estatística de todos os países do G20, contando com apoio de organismos multilaterais pertencentes às Nações Unidas (ONU), como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a UNICEF, a UNFPA,  que são instituições parceiras nesse novo diálogo  que o IBGE abre para poder colaborar com a realidade brasileira, em interconexão com a de outros países”, diz Pochmann.

Na abertura do encontro, a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, deu boas-vindas e afirmou que com a criação da Casa G20, o Estado se propôs a estabelecer com a sociedade um diálogo a respeito de questões que são importantes dentro do contexto do pacto global e que nada mais oportuno do que receber o IBGE, na presença do seu presidente e demais convidados. "Os dados nos permitem tomar sempre melhores decisões. Então a participação do Instituto nessa interface na Casa G20 com outros países, inclusive produzindo materiais que subsidiarão a tomada de decisões nesses encontros de cúpula, certamente será essencial”, afirmou a secretária. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

No dia 1º de dezembro de 2023, a cidade do Rio de Janeiro assumiu a posição de capital do G-20, com a Casa de Cultura Laura Alvim passando a ser a Embaixada do G-20, até novembro de 2024. É nesse contexto que o IBGE e os outros institutos de estatísticas do G-20, ainda segundo o presidente do IBGE,  vão trazer “subsídios para que os ministros, que reunirão aqui no Brasil, possam construir ações e convergências mais favoráveis às decisões dos chefes de Estado que estarão realizando, aqui no Rio de Janeiro, mais um encaminhamento a respeito das ações do G-20”, salientou Pochmann.

Casa de Cultura Laura Alvim, Embaixada do G-20 - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

IBGE é pauta para jornalistas estrangeiros

Neste primeiro encontro com os profissionais que cobrem o Brasil, o objetivo foi mostrar a ampliação do papel do IBGE no cenário global, relatando as iniciativas internacionais do órgão ao longo da sua história, ações presentes e futuras. No evento foi lançada em três portais do IBGE uma ferramenta de tradução que torna possível acessar as informações do Instituto em 101 idiomas. 

“O IBGE deu um passo importante no dia de hoje justamente aqui na casa do G-20, no Rio de Janeiro, em que permitiu um diálogo importante com correspondentes internacionais  estrangeiros que fazem a cobertura do Brasil e que, de certa forma, desconheciam a importância do IBGE no que diz respeito à produção de informações que vão além da realidade nacional”, avalia Pochmann.

Presidente do IBGE mostrou que o alcance das informações disponibilizadas pelo instituto ultrapassa as fronteiras nacionais - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

O IBGE é um dos maiores órgãos do mundo na produção de geociências e estatísticas, tendo um dos maiores bancos de dados e indicadores públicos entre os países do G20. Porém, a meta é ampliar essa base de informações e contribuir para a disseminação de conhecimentos.

Nesse sentido, foram apresentados aos jornalistas projetos como a cooperação do IBGE para realização de censos demográficos em países africanos, o investimento em pesquisas com moradores em condições de rua, ampliação do levantamento de informações que possam orientar políticas públicas voltadas para melhoria do mercado de trabalho, em especial para pessoas que estão fora da força de trabalho.

Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro abriu o evento - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

No dia 9 de abril, será realizado outro encontro, também na Casa G20, agora com jornalistas da mídia nacional, autoridades do Brasil e representantes dos poderes e embaixadas, entre outros. No evento, serão apresentados os indicadores divulgados pelo IBGE sobre o G20.