Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE

Presidente Marcio Pochmann ministra aula inaugural dos cursos de mestrado e doutorado da ENCE

Editoria: IBGE | Breno Siqueira

12/03/2024 14h55 | Atualizado em 12/03/2024 17h28

Novos docentes da ENCE acompanham aula inaugural com o Presidente Marcio Pochmann - Foto: Breno Siqueira/Agência IBGE Notícias

O presidente Marcio Pochmann ministrou a aula inaugural para os cursos de mestrado e doutorado da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, nesta segunda-feira, 11, no Auditório Teixeira de Freitas, localizado na Rua General Canabarro, bairro do Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O tema da aula foi “Os desafios do Brasil no segundo quarto do Século XXI”. Além de Pochmann, o coordenador-geral da ENCE, Paulo Jannuzzi e a coordenadora de pós-graduação da ENCE, Angelita de Carvalho, estiveram presentes, assim como a turma de 12 mestrandos, 10 doutorandos, além de ibgeanos e ibegeanas que acompanharam presencialmente ou virtualmente, por meio da transmissão via Youtube.

O presidente Marcio Pochmann discute os desafios do segundo quarto do século XXI - Foto: Breno Siqueira/Agência IBGE Notícias

Pochmann deu as boas-vindas aos novos docentes da ENCE e fez uma análise histórica não só do Instituto, mas do Brasil e do mundo. “A Escola surge num momento político no país que visava o médio e longo prazo. Estou relembrando a origem da ENCE pois ela é sempre vinculada para pensar no futuro, e neste momento, existe uma dificuldade no Brasil em analisar o que vem pela frente no país”, disse Pochmann.

 O presidente do Instituto ainda destacou a missão do IBGE no país e da momento de aprendizado dado aos novos discentes. “Vocês possuem uma oportunidade riquíssima, que poucos estudantes de pós-graduação têm no Brasil, que é a disponibilidade das informações pesquisadas pelo IBGE. Esta Casa é o grande repositório das informações deste país. Nós sabemos onde mora a população, quem são essas pessoas, seu perfil. Essas informações que o Instituto produz permitem descrever a realidade, e são subsídios para políticas públicas. É um privilégio estar nesta Casa, uma instituição pública, mantida pelo povo brasileiro”, afirmou Pochmann.

Coordenadora de pós-graduação da ENCE, Angelita de Carvalho explicou os objetivos futuros para a ENCE e seu respectivo curso de pós-graduação. “A presença do presidente aqui hoje mostra que apesar de vocês não serem servidores, também fazem parte do IBGE. Não é só momento de os acolher, mas também de dar início às atividades do ano letivo. Precisamos definir os rumos do nosso programa para os 90 anos do IBGE, os 30 anos do programa de pós-graduação. E esta discussão não ficará apenas no meio dos docentes, queremos a colaboração de todos os estudantes”, comentou Angelita.

Angelita de Carvalho, coordenadora de pós-graduação da ENCE deu as boas-vindas aos novos alunos - Foto: Breno Siqueira/Agência IBGE Notícias