Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE participa da 55ª Sessão da Comissão de Estatística da ONU, em Nova York

Editoria: IBGE

26/02/2024 12h43 | Atualizado em 26/02/2024 14h00

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participa da 55ª Sessão da Comissão de Estatística da ONU e seus eventos paralelos, realizada em Nova York, nos Estados Unidos, de 27 de fevereiro a 1 de março.

A Comissão de Estatística da ONU, órgão da Divisão de Estatísticas da ONU, conta com 24 países-membros, porém, em suas sessões anuais, todos os países do sistema ONU são convidados a participar.

A Comissão auxilia o Conselho Econômico e Social da ONU a, entre outros objetivos, promover o desenvolvimento das estatísticas nacionais e a melhorar a sua comparabilidade, coordenar o trabalho estatístico das agências especializadas, e aconselhar os órgãos da ONU sobre questões gerais relacionadas à coleta, análise e disseminação de informações estatísticas.

O IBGE está representando no evento pelo presidente, Marcio Pochmann, pela diretora de Pesquisas, Elizabeth Belo Hypólito, pela gerente no Centro de Pesquisas, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Andrea Diniz da Silva e pelo servidor da Diretoria de Geociências, Claudio Stenner. Ao longo de todo o evento, o presidente do IBGE participará de reuniões bilaterais com instituições de estatística de diferentes países e órgãos multilaterais da ONU, com o objetivo de discutir propostas de acordos de cooperação entre o IBGE com tais instituições.

“Neste encontro de 2024 o IBGE participará ativamente debatendo temas, organizando e participando de eventos paralelos e de reuniões bilaterais com instituições parceiras. Com isso, esperamos fortalecer ainda mais nossa inserção internacional e afirmar nossa instituição como sendo de referência mundial e regional, na América Latina e Caribe”, afirmou Pochmann.

Para o gerente de relações internacionais do IBGE, Roberto Neves Sant’Anna, a 55ª Sessão do Comitê de Estatística da ONU é “o principal evento de estatística oficial no âmbito mundial, que reúne autoridades e especialistas dos institutos nacionais de estatísticas, agências internacionais e instituições produtoras de estatística oficial. Nele são debatidos uma diversidade de temas que irão definir as principais recomendações a serem implementadas pelas instituições produtoras de estatísticas oficiais.”

Dentre os diversos temas ligados às estatísticas que serão discutidos na 55ª sessão da UNSC, destacam-se o uso de registros administrativos na produção estatística, integração entre a geografia e a estatística, open data (dados abertos governamentais), mudanças climáticas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O IBGE coordenará dois eventos paralelos: “Better data for better children’s lives: reimagining the National Statistical Systems through a child centered approach” (Melhores dados para melhores vidas das crianças: reimaginar os Sistemas Estatísticos Nacionais através de uma abordagem centrada na criança, em tradução livre) e o “Meeting of UN Regional Hub and partners in the project Environmental and climate change indicators: a common approach using innovative methods and alternative data sources” (Reunião do Centro Regional da ONU e parceiros no projeto Indicadores ambientais e de alterações climáticas: uma abordagem comum utilizando métodos inovadores e fontes de dados alternativas, em tradução livre. Já o presidente Marcio Pochmann participará como palestrante no Painel sobre a importância de dados para acelerar o progresso de países nos ODS, organizado pelo UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, na sigla em inglês.

Confira mais informações e a programação completa da 55ª Sessão do Comissão de Estatísticas da ONU no site do evento: https://unstats.un.org/UNSDWebsite/statcom/55

Para os interessados, as sessões da comissão poderão ser assistidas remotamente. Através do link: http://webtv.un.org/en