Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Diálogos Institucionais

IBGE amplia Diálogos Institucionais em segundo dia de reuniões em Brasília

Editoria: IBGE | Da redação

23/02/2024 17h35 | Atualizado em 23/02/2024 17h38

Marcio Pochmann no ministério das Comunicações com o ministro Juscelino Filho - Foto: Acervo IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em continuidade à rodada de reuniões dos Diálogos Institucionais, parte do Projeto Diálogos IBGE 90 Anos, reuniu-se nesta quinta-feira, 22, em Brasília, com mais três ministros, com o comandante da Marinha, e com servidores e servidoras do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

No Palácio do Planalto, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, acompanhado do assessor especial Denis Maracci, esteve em reunião com o ministro da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta, e assessores, com o objetivo de avaliar parcerias para ampliar a divulgação e disseminação das pesquisas e dados produzidos pelo IBGE. “O IBGE tem a excelência e primazia de ser o maior instituto de pesquisas do Brasil, com um conhecimento e capacidade de oferecer informações extremante valiosas não só para o planejamento das ações do governo, mas para a compreensão do Brasil e da melhor maneira de comunicar. Queremos reforçar a parceria para poder utilizar todo esse conhecimento para melhorar ainda mais a capacidade de entrega das políticas públicas do governo”, afirmou Pimenta.

Ainda no Palácio do Planalto, reunião com o Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, para ampliação da presença do IBGE nos estados e municípios brasileiros, e com Flavio Camargo Schuch, Secretário-Executivo Adjunto da Secretaria-Geral da Presidência da República, para diálogos inicias sobre levantamentos e pesquisas voltadas à sustentabilidade e profissionais da reciclagem e coleta de materiais seletivos.

Já o ministro Marcio França, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, salientou a importância do Instituto no auxílio no levantamento de informações sobre os empreendedores do Brasil. “Essa reunião permite que a gente tenha uma abertura com uma instituição muito renomada como o IBGE, que pode nos ajudar tecnicamente com pesquisas e dados relacionados ao setor do empreendedorismo brasileiro, em uma parceria para sabermos quem são, onde estão e quais as características dos empreendedores brasileiros”, avaliou França. 

Marcio Pochmann reuniu-se com o ministro Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social do Brasil - Foto - Acervo IBGE
Reunião com o Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, para ampliação da presença do IBGE nos estados e municípios brasileiros - Foto - Acervo IBGE
O Presidente do IBGE e Flavio Camargo Schuch, Secretário-Executivo Adjunto da Secretaria-Geral - Foto - Acervo IBGE
Marcio Pochmann e ministro Marcio França, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte - Foto - Acervo IBGE
Marcio Pochmann no ministério das Comunicações com o ministro Juscelino Filho - Foto - Acervo IBGE
O comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen recebe o Atlas Milton Santos das mãos do presidento do IBGE - Foto - Acervo IBGE
Reunião com servidores e servidoras do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria-Geral da Presidência da República - Foto - Acervo IBGE

No Ministério das Comunicações, entendimentos com o ministro Juscelino Filho sobre parcerias e dados para subsidiar políticas públicas na área de inclusão digital. “Recebemos o presidente do IBGE e sua equipe para estreitarmos relações do ministério com esse órgão tão importante para o levantamento de informações e dados, e avaliar como podemos estrutura novas políticas públicas, e atuando com as políticas existentes de forma mais eficiente com a utilização desses dados, para que a gente possa avançar com a inclusão digital e social dos brasileiros”, destacou Juscelino Filho.

O comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, recebeu o IBGE para uma reunião inicial visando diálogos sobre a chamada Economia Azul, ou economia do mar, que se refere a uma série de atividades que dependem ou são beneficiadas a partir dos recursos dos mares e oceanos. “Considerar que a Economia Azul contribui para o Produto Interno Bruto é determinante para que possamos conhecer melhor a composição desse fator na economia nacional. O Brasil é inviável sem o uso sustentável do mar. Temos uma área marítima de 5,7 milhões de km2, 60 mil km de hidrovias, e 70% da população nacional habitando em uma área de 200 km da faixa litorânea. A Marinha está à disposição para cooperar para o desenvolvimento nacional, gerar empregos, renda e arrecadação de tributos, e estimo que tenhamos resultados [dessa parceria com o IBGE] no curto e médio prazos”, afirmou o comandante da Marinha.

O dia se encerra em reunião no Ministério das Relações Exteriores, com tratativas sobre projetos convergentes de internacionalização das estatísticas brasileiras.

Para Pochmann, as reuniões em Brasília reforçam “o compromisso do IBGE em ampliar as articulações com ministérios e órgãos de Estado para avançarmos rumo a um retrato cada vez mais preciso e qualificado da realidade brasileira, envolvendo os diferentes setores de pesquisa e produção do Instituto, alargando o horizonte de análise para os gestores e proponentes de políticas públicas no Brasil”.