Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE divulga em Diadema (SP) resultados do Censo 2022

Editoria: IBGE | Marcelo Benedicto

21/02/2024 17h50 | Atualizado em 23/02/2024 10h07

O IBGE divulga nesta sexta feira, 23 de fevereiro, às 10h, os resultados do Censo 2022 com as características dos domicílios, elaboradas a partir das informações do questionário do universo (aplicado em todos os domicílios do país). A divulgação será no Teatro Clara Nunes, localizado na rua Graciosa, 300, no Centro de Diadema, em São Paulo, e contará com transmissão pelo IBGE Digital e será reproduzida, pela primeira vez, em quatro redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook e Tiktok). A programação ainda prevê a realização de uma oficina de capacitação técnica para gestores públicos, ministrada por técnicos do IBGE. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Diadema e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Estarão presentes na divulgação o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a diretora de pesquisas, Elizabeth Hypólito, a diretora de geociências, Ivone Lopes Batista, a diretora-executiva, Flávia Vinhaes Santos, o superintende estadual do IBGE em São Paulo, Francisco Garrido, o chefe da Agência do IBGE em Diadema, Geraldo Carneiro, e o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior. A apresentação dos resultados terá a participação do diretor-substituto de Pesquisas, João Hallack, do Gerente Técnico do Censo, Gustavo Junger, e dos pesquisadores Bruno Mandelli, da Diretoria de Pesquisas, e Rafael Damiati, da Diretoria de Geociências.

“O IBGE vai divulgar mais informações referentes ao 13º Censo Demográfico brasileiro. Os dados nos permitem conhecer melhor as condições de moradia dos brasileiros, para saber como vivem os brasileiros a partir de seus domicílios. Essa parceria do IBGE com a prefeitura de Diadema permitirá que aqueles que estiverem presencialmente possam obter e debater essas informações, bem como todos que acompanharem pelas redes sociais”, afirma Marcio Pochmann.

Já José de Filippi diz que recebeu com entusiasmo o convite do IBGE para Diadema sediar o lançamento dos dados do Censo 2022: “A divulgação das características dos domicílios será de extrema importância para revisão, balanço e aprimoramento de todas as iniciativas que já estamos desenvolvendo aqui em Diadema. Essas informações serão cruciais na construção de novas políticas públicas, reforçando nosso compromisso contínuo em atender às necessidades dos cidadãos e cidadãs da nossa cidade”, avalia o prefeito.

Na parte da tarde, às 14h, uma oficina de capacitação técnica vai apresentar para gestores públicos possibilidades de uso dos dados do Censo 2022. De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão de Diadema, Fatinha Queiroz, as oficinas vão contribuir com o processo de capacitação dos técnicos da prefeitura. “Sob a perspectiva do planejamento da cidade, a capacitação dos nossos técnicos, tanto da nossa secretaria quanto de outras, não apenas enriquece, mas também amplia significativamente as possibilidades na condução das nossas atividades”.

Ainda segundo ela, a secretaria já integrou com sucesso o PGI (Plataforma Geográfica Interativa) e o SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática) em sua rotina de trabalho. “A colaboração em ações de formação como essa, realizada em parceria com o IBGE, assume um papel crucial, fortalecendo nossas capacidades e contribuindo para aprimorar continuamente nossas práticas e processos de planejamento das ações de governo”, conclui a secretária.

Veja abaixo a programação completa:

Data: 23 de ferreiro de 2024

Transmissão: IBGE Digital e será reproduzida, pela primeira vez, em quatro redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook e Tiktok).

Manhã:

9h – Abertura

10h - Divulgação dos resultados do Censo 2022: Características dos Domicílios - resultados do universo
Local: Teatro Clara Nunes
Endereço: Rua Graciosa, 300 - Centro - Diadema/SP

Tarde:

14h às 18h - Oficina de capacitação técnica: Um território de informações: potencialidades dos dados do Censo 2022
Local: Centro de Formação Prof.ª Lisete Arelaro
Endereço: Av. Alda, nº 831 
Centro - Diadema/SP

Programa da oficina:

14:00 -14:45 (O que é o Censo / Números da operação / Temas investigados / Novidades do Censo 2022) – Gustavo Junger (CTD/DPE) e Giulia Fortes (CTD/DPE)

14:45 - 15:30 Potencialidades dos dados para gestores locais – Bruno Mandelli Perez (COPIS/DPE)

15:30 – 15:45 Intervalo

15:45 – 17:45 Ferramentas e formas de acesso aos dados DPE/DGC
Panorama do Censo 2022 – Giulia Fortes (CTD/DPE)
PGI - Plataforma Geográfica Interativa – (CGMAT/DGC) 
BDIA - Banco de Dados e Informações Ambientais - Luciana Mara Temponi de Oliveira (CMA/DGC)
Sidra – Bruno Mandelli Perez (COPIS/DPE)

17:45 – 18:00 Temas já divulgados e perspectivas para as próximas divulgações - Gustavo Junger (CTD/DPE)