Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE recebe em sua sede o embaixador do Japão

Editoria: IBGE | Vinícius Britto

20/02/2024 17h55 | Atualizado em 20/02/2024 18h01

Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, recebeu nesta terça-feira, 20, na sede do Instituto, no Rio de Janeiro, o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji. A reunião contou ainda com a participação dos assessores Denis Maracci e Luis Fernando Vitagliano e do gerente de Relações Internacionais do IBGE, Roberto Sant’Anna.

Reunião com o embaixador do Japão aconteceu na sala da presidência - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

Desafios presentes a ambos os países, como a desaceleração na taxa de crescimento, o envelhecimento crescente da população, conforme evidenciado recentemente no Brasil pelo Censo 2022, além das diferenças e semelhanças entre os institutos de estatísticas e como os países podem se ajudar nessa troca de conhecimentos foram alguns dos temas da reunião.

A contagem da quantidade de migrantes japoneses no Brasil e de brasileiros no Japão, e complexidades em temas como registro e descendência, e de como os dados trazidos pelo Censo podem ser utilizados nesta questão, também foram abordados.

Desaceleração na taxa de crescimento e o envelhecimento crescente da população nos países foram alguns dos temas da reunião - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

O gerente de Relações Internacionais do IBGE, Roberto Sant’Anna, salientou a importância da visita do embaixador à sede do Instituto. “É uma deferência sempre que o IBGE recebe um embaixador de um país em sua sede. É um sinal de respeito, de correlação, de apoio, e o Japão tem essa tradição de nos visitar, seja por meio de seu embaixador ou por meio do cônsul do país no Rio de Janeiro. É uma relação que sempre abre portas e acredito que isso mais uma vez aconteceu com esta visita”, afirmou Sant’Anna, acrescentando que o embaixador Teiji também cumprimentou o presidente Pochmann por sua nomeação ao cargo.