Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Plano de trabalho

Presidência divulgará o Plano de Trabalho do IBGE 2024 nesta segunda (22/01)

Editoria: IBGE | IBGE

18/01/2024 16h00 | Atualizado em 08/02/2024 08h52

Transmissão será feita a partir da Agência do IBGE, em Guarulhos - Foto: Acervo IBGE

Na próxima segunda-feira, 22, das 16h às 17h, na Agência do IBGE em Guarulhos, a presidência do órgão fará divulgação do Plano de Trabalho 2024. O evento é fechado ao público, mas será transmitido pela plataforma Webex para todos os ibegeanos e ibgeanas, e para o público externo pelo Portal do IBGE (www.ibge.gov.br).

Na oportunidade, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann e as diretorias do órgão apresentarão o Plano de Trabalho 2024, uma publicação executiva resumida, parte de um documento que reuniu contribuições que somam mais de 800 páginas.

As duas publicações estarão disponíveis nos canais do IBGE, após a apresentação.

Participação coletiva inédita

O Plano de Trabalho 2024 é uma construção coletiva inédita. Entre os meses de setembro e novembro ocorreram os Diálogos Horizontais, com mais de dez mil participações presencial e remota dos servidores do IBGE em todo o Brasil. Nos dias 16 e 17 de novembro de 2023 foi realizado o 1o Encontro Diálogos IBGE 90 anos, com presença de mais de 500 ibegeanos e ibegeanas, autoridades nacionais e internacionais e representantes de ministérios e autarquias em Parada de Lucas, na zona norte da Cidade do Rio de Janeiro, que definiu democraticamente 12 diretrizes que nortearam a elaboração do Plano de Trabalho 2024 e irão subsidiar a revisão do Plano Estratégico Institucional para o período 2024-2026.

Nos meses de novembro e dezembro foram realizados os Diálogos Setoriais com o objetivo de preparar e definir o Plano de Trabalho estabelecido em sintonia com a proposta orçamentária e o regime laboral adequados ao ano de 2024. De forma coletiva, o conjunto das superintendências estaduais e diretorias, coordenações e gerências da instituição, reuniram-se em 44 Diálogos Setoriais envolvendo mais de 220 servidores e servidoras responsáveis pela produção e sistematização estatística e geocientífica e ações de suporte corporativo.

Tendo por convergência as 12 diretrizes definidas pelo corpo de servidores, aposentados, sindicalistas e colaboradores da casa para os anos de 2023-2026, e em atenção ao Código de Boas Práticas Estatísticas do IBGE fundamentado nas recomendações da ONU, os Diálogos Setoriais contribuíram para a construção da nova metodologia de construção do Plano de Trabalho participativo, transparente e democrático.

Documentos do Plano de Trabalho

Serviço
Evento: Divulgação do Plano de Trabalho 2024
Data: 22 de janeiro, a partir das 16 horas
Local: Agência do IBGE em Guarulhos, com transmissão pela plataforma Webex para todos os ibegeanos e ibegeanas, e para o público externo pelo Portal do IBGE (www.ibge.gov.br) ou pelo YouTube.