Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Pesquisa Mensal de Serviços

Eventos movimentam setor de serviços e contribuem para alta de 0,3% em abril

Editoria: Estatísticas Econômicas | Eduardo Peret

13/06/2019 09h00 | Atualizado em 13/06/2019 10h10

#PraCegoVer
Grandes eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro puxaram a alta dos serviços prestados às famílias em abril - Foto: Pxhere

Shows e espetáculos realizados em abril contribuíram para o crescimento de 0,3% no setor de serviços na passagem de março para abril. Os serviços prestados às famílias, que incluem as atividades de hospedagem, alimentação e gestão de espaços para eventos, aumentaram 0,1%, mantendo a tendência positiva do mês anterior.

O resultado do índice geral interrompeu três meses de taxas negativas seguidas, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje pelo IBGE. A pesquisa mostrou também altas nos serviços de informação e comunicação (0,7%) e serviços profissionais e administrativos (0,2%).

“Observamos um aumento nas atividades hoteleiras e de alimentação relativas à realização de grandes espetáculos no período, em especial o Lollapalooza, em São Paulo, e o Cirque du Soleil, no Rio de Janeiro”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, acrescentando que “o festival de música, em especial, se destaca na comparação com abril de 2019”.

Frente a abril do ano passado, a categoria teve ganho de 3,6%, acumulando 4,3% nos primeiros quatro meses do ano.

 

Transportes de carga em queda

Já os serviços de transportes tiveram recuo de 0,6% na comparação com março, influenciados principalmente pelo transporte de cargas, tanto rodoviário, quanto ferroviário, além da queda de receita das empresas de transporte aéreo de passageiros. Frente a abril de 2018, o setor recuou 5% e exerceu o maior peso negativo no resultado geral dos serviços, que caiu 0,7%.

Também no acumulado do primeiro quadrimestre, os transportes tiveram a maior influência negativa, com -2,5%. “O recuo no volume dos transportes de carga reflete a queda na produção industrial. Quanto menos bens produzidos, menos carga para transportar. No caso dos transportes de passageiros, a inflação também é parcialmente responsável pela redução”, conclui Rodrigo.


Palavras-chave: Serviços, Abril, Eventos.