Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Pecuária

Abate de bovinos cresce 4,4% no primeiro trimestre do ano

Editoria: Estatísticas Econômicas | Marcelo Benedicto | Arte: Helena Pontes

14/06/2018 09h00 | Atualizado em 14/06/2018 09h00

No Brasil, foram abatidas 7,72 milhões de bovinos no primeiro trimestre de 2018, uma alta de 4,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado representa uma recuperação com retorno ao patamar de 2015, quando foram abatidos 7,74 milhões de animais. As informações fazem parte das pesquisas trimestrais da pecuária, divulgadas hoje pelo IBGE.

De acordo com a gerente de Pecuária do instituto, Angela Lordão, o aumento foi influenciado pelas exportações de carne bovina e pelo direcionamento de vacas destinadas à reprodução para o abate. “A queda nos preços da arroba de carne bovina e dos bezerros levam os produtores a descartarem suas matrizes como forma de compensar os baixos preços no mercado”, explicou.

#PraCegoVer Gráfico comparativo do abate de suinos e bovinos em milhões de cabeças

Abate de suínos também cresce

Ainda no primeiro trimestre de 2018, foram abatidas 10,72 milhões de suínos, o que representa um aumento de 2,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2017. Com isso, o setor alcançou o melhor resultado para primeiros trimestres desde 1997.

Segundo Angela, apesar de a suinocultura ter sofrido o impacto do embargo promovido pela Rússia, que quase zerou suas importações de carne de porco brasileira, a maior demanda do mercado interno por esse produto ajudou a compensar as perdas.