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Promoções de novembro impulsionam vendas do comércio

09/01/2018 09h00 | Atualizado em 08/02/2018 08h00

As vendas do comércio varejista voltaram a crescer em novembro de 2017 (0,7%) estimuladas, principalmente, pelas promoções dessa época do ano, como a Black Friday. Com esse resultado, o varejo converte a perda apresentada em outubro (-0,7%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje pelo IBGE.

“O que observamos em novembro é que as atividades mais sensíveis às promoções de novembro - que tem o foco nas vendas pela internet - foram as que se destacaram. Isso mostra que a queda de outubro foi uma postergação de compras para novembro”, comenta a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

Na passagem de outubro para novembro, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram resultados positivos, sendo que os maiores avanços foram observados nos setores de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,0%), que teve o maior avanço desde fevereiro de 2004 (8,0%); e Móveis e eletrodomésticos (6,1%), maior resultado desde março de 2017 (6,6%).

Livros, jornais e papelaria (1,4%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%); e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%) completam os setores que tiveram resultados positivos.

Melhor novembro desde 2013

Em novembro de 2017, na comparação com igual mês do ano anterior, as vendas do comércio varejista cresceram 5,9%. Essa foi a melhor taxa para os meses de novembro desde 2013 (7,1%). Para Isabella, esse resultado mostra que apesar das promoções de novembro estimularem as vendas do comércio, é necessário haver, também, uma conjuntura econômica adequada ao consumo.

“Essas promoções ainda estão se firmando no Brasil, as últimas três edições foram as mais fortes, mas a conjuntura não favorecia as vendas. Em 2017, o poder de consumo aumentou em relação aos três anos anteriores, houve uma queda do desemprego, aumento da renda e redução da inflação, por exemplo. Não é à toa que esse novembro está em um ritmo mais forte”, destaca.

O volume de vendas no acumulado de janeiro a novembro foi de 1,9% e acumulado nos últimos 12 meses ficou em 1,1%.

Texto:
 Mônica Marli
Foto: Marcelo Barroso  
Arte: Helga Szpiz