Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Preços da construção civil registram queda em sete estados

10/11/2017 09h00 | Atualizado em 10/11/2017 09h29

Em outubro, o Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) apresentou uma das menores taxas do ano (0,16%), registrando queda em sete estados, com destaque para Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Ainda em outubro, a parcela dos materiais apresentou uma variação menor (0,20%) que a verificada em setembro (0,45%), em especial no Maranhão, Ceará, Sergipe, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. “Não houve destaque para nenhum segmento da construção civil”, explica Augusto Oliveira, pesquisador do IBGE.

Nos estados de Goiás e Roraima foi observada uma variação significativa no índice devido à ocorrência de reajustes salariais. No entanto, essas variações não impactaram o índice nacional porque esses estados têm um peso menor no cálculo. Outro fator, segundo Augusto, é que em outubro desse ano menos estados realizaram dissídios coletivos em comparação com outubro de 2016.

Já o custo nacional da construção por metro quadrado subiu, passando de R$ 1.057,99, em setembro, para R$ 1.059,68 em outubro. O gráfico a seguir mostra os valores regionais:

#pracegover Gráfico de Outubro de 2017 comparando o custo médio em Reais por metro quadrado construído

Texto: Marcelo Benedicto
Arte: Marcelo Barroso
Imagem: Pixabay