Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Móveis e eletrodomésticos sustentam alta do varejo em agosto

11/10/2017 09h00 | Atualizado em 11/10/2017 09h02

O volume de vendas do comércio varejista aumentou 3,6% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2016. É a maior variação mensal desde que essa recuperação começou, em abril. Os destaques foram os móveis e eletrodomésticos, cujas vendas cresceram 16,5% em relação a agosto do ano passado. No acumulado do ano e nos últimos 12 meses, o varejo registrou, respectivamente, 1,7% e 2,3%. É o que revela a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje pelo IBGE.

 #pracegover Gráfico que ilustra a variação do volume de vendas no ano

Esse é o quinto mês consecutivo de aumento do volume das vendas no varejo em relação a 2016. Segundo a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, o ano passado foi muito difícil para o comércio: “A base de comparação baixa e a conjuntura econômica mais favorável deste ano ajudaram nessa série de variações positivas”, explica. 

Em relação a julho, o varejo teve queda de 0,5%, após quatro meses de alta. “O índice geral acompanhou a tendência da maior parte dos grupos de produtos pesquisados, que também vinham tendo resultados positivos e passaram por uma variação negativa neste mês. Porém, esse tipo de ajuste é normal e o quadro deste ano é de estabilidade na margem até o momento”, afirma Isabella.

Texto: Eduardo Peret
Gráfico: Helena Pontes
Imagem: Pixabay