Extração mineral e alimentos alavancam indústria capixaba em junho 08/08/2017

Editoria: Estatísticas Econômicas Produto: Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Regional

Minério de ferro (3/4 do setor extrativo) e bombom/chocolate em barra (mais de 50% do setor alimentício) foram produtos que contribuíram para o crescimento de 10% da indústria do Espírito Santo, em junho, frente ao mesmo mês de 2016. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional, realizada pelo IBGE, no acumulado janeiro-junho, a indústria capixaba registrou aumento de 4,5% e, em relação a maio, de 0,1%.

O setor extrativo (60%) e o alimentício (12%), somados, representam cerca de 72% da indústria capixaba. O analista do IBGE, Rodrigo Lobo, contextualiza a melhora do resultado para o local: “O acidente ambiental em Mariana/MG, em novembro de 2015, influenciou os resultados do Espírito Santo. A recuperação aconteceu ao longo do ano passado e foi impulsionada, em grande medida, pelo setor extrativo”.

Além do Espírito Santo (0,1%), oito dos 14 locais pesquisados apresentaram expansão na produção industrial. Os destaques foram Rio de Janeiro (3,1%), Amazonas (2,8%), Pernambuco (1,7%) e Minas Gerais (1,6%). Os principais resultados negativos ficaram com a Bahia (-10%) e a Região Nordeste (-4%).

Texto: Pedro Renaux
Imagem: Flickr e FreeImages.com
Arte: J.C Rodrigues e Patrick Marins (estagiário)

Gráfico atualizado dia 09/08, às 15 horas.