Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Organizações do setor agropecuário apoiam Censo Agro 2017

Editoria: IBGE

02/08/2017 16h02 | Atualizado em 24/01/2019 11h05

Representantes do IBGE, da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) reuniram-se, nos dias 27 e 28 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), para acertar os detalhes de termos de compromisso para o apoio à divulgação do Censo Agropecuário 2017, que vai a campo a partir de 1º de outubro.

O presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos, destacou a importância da colaboração das instituições, “não somente para o apoio à divulgação do Censo Agro, mas para o estabelecimento de uma rede de contatos permanente, que será fundamental para as futuras pesquisas sobre o setor rural que o Instituto pretende implementar”.

Na reunião do dia 27, o diretor executivo da ABAG, Luiz Cornacchioni, informou que o folder do Censo Agro será distribuído para os participantes do 16o Congresso Brasileiro do Agronegócio, no dia 7 de agosto em São Paulo (SP). Uma versão do vídeo institucional do Censo Agro será veiculada no Congresso de forma presencial e pela internet. No evento, que contará com cerca de mil representantes das empresas associadas do agronegócio, os presidentes do IBGE e da ABAG formalizarão a cooperação.

A ABAG também deve inserir conteúdo relativo ao Censo Agro nos meios de comunicação aos quais tem acesso, além de atuar como contato para parcerias com outras entidades do setor. Para Luiz Cornacchioni, há um grande interesse do agronegócio na realização do Censo, já que a operação trará dados fundamentais e atualizados para o setor.


O Presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos (na cabeceira da mesa), acertou os detalhes da
cooperação entre instituições agropecuárias e o IBGE para a divulgação do Censo Agro 2017 

Cooperativas vão utilizar rede nacional para divulgação do Censo Agro

No dia 28 de julho, o presidente do Sistema OCEPAR (Sindicato e Organização das Cooperativas do estado do Paraná), José Roberto Ricken, e as representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), gerente-geral Tânia Zanella e gerente de relações institucionais Fabíola Nader, apresentaram a estrutura do sistema OCB, que possui grande capilaridade em todo o território nacional.

A gerente Fabíola Nader explicou que, após a assinatura do termo de compromisso, os materiais de divulgação do Censo Agro serão remetidos às unidades estaduais da OCB em diversos canais e mídias. A divulgação inclui conteúdo para veículos de comunicação, sites e mídias sociais, imagens e áudios para Whatsapp e materiais impressos, que serão distribuídos às cooperativas de acordo com os meios mais utilizados em cada região, assim como nos eventos do setor.

José Roberto Ricken detalhou a forma como é feita a comunicação com as cooperativas no Paraná e enfatizou a importância do Censo Agro para o setor que, assim como outras instituições, tem grande interesse nos resultados da operação censitária.

  

Texto: Ana Laura Azevedo
Fotos: Licia Rubinstein e Álvaro Vasconcellos