Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Sir David Cox recebe prêmio inédito no 61º Congresso Mundial de Estatísticas

Editoria: IBGE

14/07/2017 16h46 | Atualizado em 17/07/2017 16h22

O Instituto Internacional de Estatística (ISI) concederá pela primeira vez, na abertura do 61º Congresso Mundial de Estatísticas, o Prêmio Internacional em Estatística. O primeiro a ser laureado é Sir David Cox, estatístico inglês. O evento acontece no domingo, 16 de julho, no Palácio do Congresso em Marrakesh, Marrocos. O presidente do ISI e professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE-IBGE), Pedro Nascimento Silva, será uma das autoridades presentes à premiação.

O ISI concederá o prêmio a cada dois anos, em reconhecimento ao uso de estatísticas para promover a evolução da ciência, tecnologia e o bem-estar humano. De forma semelhante à de outros prêmios internacionais, como o Nobel, o Prêmio Internacional em Estatística também concede ao agraciado uma quantia em dinheiro, que é de US$ 75 mil.

Sir David Cox desenvolveu, em 1972, um modelo avançado de análise que recebe seu nome. O Modelo Cox tem inúmeras aplicações, em especial na avaliação de sobrevida a problemas crônicos de saúde e fatores de risco de mortalidade em grupos de pacientes com diferentes características. O modelo considera a influência de aspectos como a poluição atmosférica, o abandono da escola, o fumo e a obesidade nos estudos de mortalidade. O artigo original do autor com esse modelo é um dos cem mais citados em todos os campos científicos ao longo da história.

Sir David Cox, que completa 93 anos neste sábado, 15/7, já recebeu outros prêmios e homenagens. Em 2010, foi agraciado com a Medalha Copley da Royal Society, também concedida a outros cientistas renomados, como Sir Ronald Fisher, Albert Einstein e Stephen Hawking.