Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Provas para o Censo Agro 2017 serão realizadas em mais de 4 mil municípios

Editoria: IBGE

14/07/2017 10h00 | Atualizado em 24/01/2020 13h58

No próximo domingo (16), candidatos a Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador realizarão, em 4.038 municípios de todas as unidades da federação do país, as provas do processo seletivo para o Censo Agropecuário 2017.

Foram 272.371 inscritos para as 17.888 vagas de ampla concorrência e 52.152 para as 4.838 vagas de pessoas pretas ou pardas. Apenas 376 pessoas se candidataram às 2.258 vagas para pessoas com deficiência: “as vagas não preenchidas são revertidas para ampla concorrência, como prevê o edital”, explica Rossana Patitucci, gerente de Recursos Humanos do IBGE.

Preparar um processo seletivo desse porte e com tamanha capilaridade envolve muitos desafios.  O primeiro deles é elaborar o projeto para a seleção da empresa organizadora. É preciso especificar todos os serviços a serem prestados, e a qualidade deles.

“Uma operação como essa requer uma capacidade de logística muito apurada por parte da organizadora, uma complexa estrutura para a produção e distribuição do material a ser utilizado na aplicação das provas, assim como para o esquema de segurança e de coordenação de todo o certame”, explica Rossana. Para os Processos Seletivos do Censo Agropecuário 2017, a organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rossana destaca, ainda, que, quando as inscrições são abertas, divulgar o processo seletivo, atrair inscrições para todas as vagas oferecidas e tirar as dúvidas dos candidatos exige esforços redobrados tanto da parte da organizadora como das unidades do IBGE.

Nesta etapa atual, a principal preocupação é divulgar o local de realização das provas aos mais de 324 mil inscritos. “A FGV se comprometeu a enviar um e-mail a cada um desses candidatos, lembrando a data e hora da realização da seleção e informando o respectivo local de prova”, informou Rossana. O local da prova também pode ser consultado aqui.

Os resultados finais desse edital, com vagas para nível médio e fundamental, serão divulgados no dia 31 de agosto.

Índice de faltas do primeiro processo seletivo foi de 54,96%

As provas do primeiro processo seletivo para o Censo Agro, com vagas para Analista Censitário, Agente Censitário Administrativo, Agente Censitário Regional e Agente Censitário de Informática, foram realizadas no último dia 02/07.

Foram 111.3375 inscritos para as 1.039 vagas de nível médio e superior. No entanto, o índice de ausências foi de 54,96%. Os resultados finais serão divulgados no dia 10 de agosto.

 

Texto: Irene Gomes

Foto: GOVBA

 

Errata: o índice de faltas do primeiro processo seletivo do Censo Agro foi de 54,96%, e não 65% (atualizado em 17/07 às 14h)