Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Campus Party: o IBGE na festa da tecnologia

Editoria: IBGE

16/06/2017 14h09 | Atualizado em 29/06/2017 14h16

Neste fim de semana, o IBGE participa da Campus Party em Brasília, com o desafio Hackathon “Dado na Mão”, em que os concorrentes devem desenvolver programas, aplicativos ou jogos que utilizem as informações públicas disponíveis no site e as apresentem ao público em formatos dinâmicos e acessíveis.

A Campus Party é o maior evento de tecnologia do mundo. São 250 horas de atividade, com cerca de quatro mil inscritos participando de palestras, desafios (hackathons) batalhas de drones e robôs. O evento oferece mais de mil barracas de camping com confortos e tecnologia para os campuseiros, internet a cabo de 40Gb e várias outras comodidades.

O Hacakthon do IBGE oferece quatro temas: visualização de dados e/ou mapas, redes sociais e projeto educacionais. Ian Nunes, responsável pelos projetos de web do IBGE, explica a iniciativa: “A ideia para a participação do IBGE na Campus Party vem sendo trabalhada há mais de um ano. Originalmente, íamos fazer nosso próprio desafio, mas vimos na oportunidade de trabalhar em conjunto com a Campus Party, usando a capacidade de produção de conteúdo compartilhado e a expertise deles, um melhor caminho. Eles nos ajudaram bastante. Eles oferecem pacotes prontos para instituições e empresas que quiserem montar estandes e oferecer hackathons, o que facilitou muito a nossa iniciativa”.

A proposta é integrar o Instituto à era da tecnologia da informação, com o apoio de quem mais entende desse assunto. “Esperamos aproveitar essa visão que os jovens têm de compartilhar a informação, trazer esse conceito de integração e compartilhamento da informação com a população em geral para o nosso cotidiano de trabalho. A ideia é poder fazer, por exemplo, com que pais e mães tenham acesso facilitado à informação e possam se relacionar melhor com a sociedade, cobrar ações do governo, participar de iniciativas da escola dos seus filhos, enfim, exercer sua cidadania”, completa Nunes.

Acompanhe a participação do IBGE na Campus Party através de nossas redes sociais: : Facebook, Twitter Instagram.

 

Texto: Eduardo Peret
Fotos: Campus Party Brasil (Flickr) e Helga Szpiz
Arte: IBGE/Coordenação de Marketing