Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE tem novo presidente

Editoria: IBGE

02/06/2017 09h00 | Atualizado em 08/06/2017 16h14

O presidente do IBGE, Roberto Olinto, tomou posse ontem (01/06), em solenidade com a presença dos ministros do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, e da Fazenda, Henrique Meirelles. Na mesma cerimônia também foi empossado o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, que deixa o IBGE após 11 meses na Presidência.

Em seu discurso, Olinto argumentou a favor da integração de informações oficiais em um sistema nacional. Ele defendeu a utilização de registros administrativos, produzidos por diversos órgãos do governo, como forma de diminuir a carga de informações solicitadas aos entrevistados nas diversas pesquisas realizadas pelo IBGE. Para isso, o novo presidente alertou para a necessidade de as instituições compartilharem as informações que produzem.

Credibilidade

Olinto reafirmou também o compromisso da instituição com a credibilidade. “Temos o compromisso de manter nossa credibilidade porque somos um dos mais importantes órgãos do Estado brasileiro. Levamos muito a sério a missão de retratar o país para o exercício da cidadania”, ressaltou.

Ainda segundo ele, hoje o IBGE é mais respeitado no exterior do que dentro do país. Prova disso, é que o instituto ocupa a presidência da Comissão de Estatística da ONU. Ressaltou também que o IBGE é vanguarda no mundo, pois apenas Brasil e México têm institutos oficiais unem estatística e geociências.

No IBGE, Roberto Olinto estava atuando como diretor de Pesquisas, cargo que assumiu em agosto de 2014. Ingressou na instituição em 1980 no departamento de Estatísticas Derivadas e Estudos Econômicos. Foi coordenador de Contas Nacionais de 2005 a 2014. Atualmente, em âmbito internacional, integra o grupo de especialistas em Contas Nacionais das Nações Unidas.

Confira a trajetória profissional do novo presidente no vídeo abaixo.

 

 

Escolha de mérito

Em sua fala, Henrique Meirelles destacou a indicação de Olinto como uma escolha de mérito e citou os impactos que dados como o PIB e o IPCA têm na economia do país.

Dyogo Cardoso disse ter um enorme prazer em indicar Roberto Olinto à presidência do IBGE. “É extremamente respeitado pela casa e por usuários externos do IBGE. Disso eu não tenho dúvidas”, enfatizou.

Cardoso reconheceu também a excelência do Instituto e reafirmou seu compromisso com a realização do Censo Agropecuário e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). “Fazer diferente não significa fazer menos. É fazer mais e melhor”, enfatizou.

Já Paulo Rabello de Castro reforçou seu carinho pelo IBGE. “Uma vez ibegeano, sempre ibegeano! Não mexam com o IBGE! Não mexam com 80 anos de história!”, concluiu.

 

Por Diana Paula de Souza e Marcelo Benedicto

Foto: Álvaro Vasconcellos

Vídeo: Licia Rubinstein